Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
132.67 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Uma das actividades de literacia familiar, a que se
tem dado especial ênfase nos últimos anos, é a leitura
de histórias. Tem-se verificado que esta prática pode,
de uma forma lúdica, positiva e informal, proporcionar
oportunidades várias para a transmissão de conceitos,
conhecimentos, regras e competências de literacia, que
influenciam de uma forma positiva a motivação e o
processo de aprendizagem da linguagem
Neste sentido, procurámos caracterizar as práticas
de leitura de histórias, em famílias com crianças de 5-
-6 anos, relativamente a vários aspectos, como por exemplo:
freqüência; tempo médio utilizado; iniciativa para
essa leitura; interesse da criança; razões que levam os
pais a lerem histórias; idade com que os pais geralmente
iniciam a leitura de histórias aos seus filhos, etc.
Procurámos ainda estudar as associações entre práticas
de leitura de histórias e conhecimentos emergentes de
literacia. Assim, verificámos que essas práticas não só
apareciam associadas às conceptualizações das crianças
sobre a escrita, como à sua percepção da funcionalidade
da leitura e escrita e ainda a alguns aspectos dos
seus perfis motivacionais.
ABSTRACT
One important activity in family literacy practices
is storybook reading. Some studies have emphasized
that storybook reading is an informal and positive way
to create important and enjoyable opportunities to transmit
concepts, knowledge, conventions and competences
about literacy which are associated with reading motivation
and success in terms of literacy acquisition.
Therefore, we have attempted to characterize some
aspects of storybook reading practices in families
with 5-6 year old children (e.g. frequency, time; interest;
reasons why parents read to their children and at
what age they begin doing it). We also studied associations
between storybook reading practices and emergent
literacy knowledge. Our results showed an evident
association between some aspects of storybook
reading practices, and children’s conceptualizations about
written language, their perceptions about the functions
of reading and writing, and also some aspects of their
motivational profile.
Description
Keywords
Literacia familiar Literacia emergente Leitura de histórias Family literacy Emergent literacy Storybook reading
Citation
Análise Psicológica, 22(1), 95-108.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada