Repository logo
 
Publication

O retraimento social em adolescentes: um estudo descritivo do seu ajustamento sócio-emocional segundo a perspectiva dos professores

dc.contributor.authorRibeiro, Olívia
dc.contributor.authorSantos, António J.
dc.contributor.authorFreitas, Miguel
dc.contributor.authorCorreia, João V.
dc.contributor.authorRubin, Kenneth
dc.date.accessioned2020-06-18T17:10:17Z
dc.date.available2020-06-18T17:10:17Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO retraimento social dos adolescentes refere-se ao auto-isolamento relativamente ao seu grupo de pares, que se traduz num comportamento solitário manifestado de forma consistente (em diferentes situações e ao longo do tempo) e na presença de pares com quem têm familiaridade ou não. Este comportamento pode ter consequências negativas, principalmente na adolescência e pode ser um fator preditor de ajustamento psicossocial. Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre o retraimento social e o ajustamento sócio-emocional, em termos de comportamento e competências académicas em meio escolar. Participaram no estudo 348 estudantes, com uma média de idades de 14 anos e residência na região da grande Lisboa. Os dados do retraimento social foram recolhidos através da adaptação do Extended Class Play e os do ajustamento sócio-emocional através da adaptação do Teacher-Child Rating Scale. Os resultados mostram que os professores perceberam os adolescentes socialmente retraídos como sendo menos assertivos e como tendo menos aptidões sociais com os pares. Estes resultados apontam para constrangimentos na sua capacidade de ajustamento sócio-emocional à escola.pt_PT
dc.description.abstractAdolescents social withdrawal refers to the self-isolation relative to their peer group translating into a solitary behavior manifested consistently (in different situations and over time) and in the presence of either familiar or unfamiliar peers. This behavior can have negative consequences, especially in adolescence and can be a predictor of psychosocial adjustment. This study aims to analyze the relationship between social withdrawal and socio-emotional adjustment in terms of behavior and academic skills in the school environment. A total of 348 students participated in the study, with a mean age of 14 years and living in Lisbon metropolitan region. The data of social withdrawal were collected through the Portuguese adaptation of the Extended Class Play and the socio-emotional adjustment data through the Teacher-Child Rating Scale. The results show that teachers perceived the socially withdrawn young as less assertive and as having fewer social skills with peers. These results point to constraints on the ability of social-emotional adjustment to school.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia - FCTpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTemas em Psicologia, 23(2), 255-267 Doi: 10.9788/TP2015.2-02pt_PT
dc.identifier.doi10.9788/TP2015.2-02pt_PT
dc.identifier.issn21753652
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7644
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Brasileira de Psicologiapt_PT
dc.relationPTDC/PSI- -PDE/098257/2008pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRetraimento socialpt_PT
dc.subjectRelação de parespt_PT
dc.subjectCompetências sociaispt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectSocial withdrawalpt_PT
dc.subjectPeer relationspt_PT
dc.subjectSocial skillspt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.titleO retraimento social em adolescentes: um estudo descritivo do seu ajustamento sócio-emocional segundo a perspectiva dos professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage267pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage255pt_PT
oaire.citation.titleTemas em Psicologiapt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameRibeiro
person.familyNameSantos
person.familyNameFreitas
person.familyNameRubin
person.givenNameOlívia
person.givenNameAntónio
person.givenNameMiguel
person.givenNameKenneth
person.identifier351952
person.identifier557334
person.identifier661941
person.identifier.ciencia-idC11A-4EE5-BD7F
person.identifier.ciencia-id9313-95AC-B1F0
person.identifier.ciencia-idAB13-284A-96D5
person.identifier.ciencia-id5A15-9CB4-0C3C
person.identifier.orcid0000-0003-2316-1643
person.identifier.orcid0000-0003-2451-9352
person.identifier.orcid0000-0003-1065-8407
person.identifier.orcid0000-0002-2608-2484
person.identifier.ridE-5638-2015
person.identifier.ridH-7922-2013
person.identifier.ridJ-5617-2018
person.identifier.scopus-author-id55927844100
person.identifier.scopus-author-id7402213697
person.identifier.scopus-author-id55928081100
person.identifier.scopus-author-id7101685368
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd0307274-bf73-4390-b426-21b1e7017ec9
relation.isAuthorOfPublication1231e5de-a710-42a7-ac7d-41600d6dcedb
relation.isAuthorOfPublication9d7b7a5e-0f53-493a-901c-df8c0df77052
relation.isAuthorOfPublicationa264ee0c-cd6d-48e9-b903-e5ae4e9833f7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya264ee0c-cd6d-48e9-b903-e5ae4e9833f7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trends in PsychologyTemas em Psicologia.pdf
Size:
510.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format