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Relação e quais as representações dos atores relativamente à rede escolar

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Há mais de duas décadas que a nível europeu têm ocorrido importantes reformas territoriais de educação como resposta a problemas demográficos, de conjuntura económica, fatores pedagógicos... Motivada por esses motivos, a reforma portuguesa da rede escolar tem-se materializado pela concentração da população escolar em edifícios novos e requalificados e pela aposta num modelo de administração centrado na autarquia e no agrupamento escolar. Este artigo pretende apresentar as principais conclusões da investigação realizada no âmbito do projeto de doutoramento do autor do presente documento, centrado na problemática da rede escolar, assim como expor as considerações mais relevantes de um colóquio organizado em co-autoria com a Escola Superior de Educação de Viseu sobre esta temática. O encontro e o estudo salientaram a importância do trabalho cooperativo que deve existir entre: a autarquia, o agrupamento escolar e a associação de pais, em matérias como a definição e gestão da rede escolar a nível local. A maior parte dos depoimentos dos protagonistas inquiridos reafirmaram o pleno acordo no que respeita à melhoria das condições de ensino e de aprendizagem resultantes da reforma estrutural. Parceria, responsabilidade e melhor definição de papéis dos agentes educativos foram os desafios e os caminhos apontados pelos oradores do colóquio para a escola pública. O trabalho cooperativo entre a escola, a autarquia e a associação de pais surge como uma aliança necessária e eficaz na prossecução dos objetivos e finalidades da educação.

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Pedagogical Context

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In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (932-946). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

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ISPA - Instituto Universitário

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