Repository logo
 
Publication

CompetĂȘncias socioemocionais em estudantes brasileiros e portugueses: um estudo comparativo

dc.contributor.authorLeal, Mara de Souza
dc.contributor.authorSilva, Lucy Leal Melo
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu
dc.date.accessioned2019-05-13T15:28:14Z
dc.date.available2019-05-13T15:28:14Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractAs competĂȘncias socioemocionais estĂŁo relacionadas a ganhos positivos nos mais diversos aspectos da vida. De modo que, no contexto escolar, a promoção dessas competĂȘncias tĂȘm sido cada vez mais incentivada como forma de auxiliar o desenvolvimento integral dos alunos. Este estudo objetiva comparar competĂȘncias socioemocionais de alunos brasileiros e portugueses. Participaram do estudo 165 alunos brasileiros, 44.2 % meninos e 55.8% meninas e 162 alunos portugueses, 55.6% rapazes e 44.4% raparigas, com idades entre 14 e 18 anos (M=15.65; DP=.98). Para medir as competĂȘncias socioemocionais no contexto escolar foi utilizado o SENNA, instrumento brasileiro organizado com base no modelo Big Five. O SENNA avalia as dimensĂ”es: (a) conscienciosidade, relativo a atitudes de responsabilidade; (b) abertura a novas experiĂȘncias, referente Ă  curiosidade; (c) amabilidade, que inclui comporta - mentos de cooperação; (d) estabilidade emocional, ou capacidade de autocontrole; e (e) extroversĂŁo, relativa a sociabilidade. O instrumento foi aplicado em sala de aula por psicĂłlogas, no contexto brasileiro e no contexto portuguĂȘs. Foi realizado um teste t para amostras independentes para verificar possĂ­veis diferenças de mĂ©dias entre os grupos. Os resultados indicam que os brasileiros apresentam maior conscienciosidade [t(325)=-2.396; p=.017] e que os portugueses apresentam maior estabilidade emocional [t(325)=2.984; p=.003]. Esses resultados sugerem que os alunos brasileiros parecem ser mais responsĂĄveis, organizados e centrados nas tarefas escolares do que os alunos portugueses, por outro lado, os alunos portuguesespt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (95-102). Lisboa: EdiçÔes ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7033
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdiçÔes ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetĂȘncias socioemocionaispt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectAdolescĂȘnciapt_PT
dc.titleCompetĂȘncias socioemocionais em estudantes brasileiros e portugueses: um estudo comparativopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage102pt_PT
oaire.citation.startPage95pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
person.familyNamede Souza Leal
person.familyNameMelo-Silva
person.givenNameMara
person.givenNameLucy
person.identifier.orcid0000-0002-4989-8486
person.identifier.orcid0000-0002-5890-9896
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication891d7eef-62ca-4f09-9452-585415060e25
relation.isAuthorOfPublication0c6ae663-99c9-4df0-b7b4-09e49b34bf1b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery891d7eef-62ca-4f09-9452-585415060e25

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 95-102.pdf
Size:
81.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: