Publication
CompetĂȘncias socioemocionais em estudantes brasileiros e portugueses: um estudo comparativo
dc.contributor.author | Leal, Mara de Souza | |
dc.contributor.author | Silva, Lucy Leal Melo | |
dc.contributor.author | Taveira, Maria do Céu | |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T15:28:14Z | |
dc.date.available | 2019-05-13T15:28:14Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | As competĂȘncias socioemocionais estĂŁo relacionadas a ganhos positivos nos mais diversos aspectos da vida. De modo que, no contexto escolar, a promoção dessas competĂȘncias tĂȘm sido cada vez mais incentivada como forma de auxiliar o desenvolvimento integral dos alunos. Este estudo objetiva comparar competĂȘncias socioemocionais de alunos brasileiros e portugueses. Participaram do estudo 165 alunos brasileiros, 44.2 % meninos e 55.8% meninas e 162 alunos portugueses, 55.6% rapazes e 44.4% raparigas, com idades entre 14 e 18 anos (M=15.65; DP=.98). Para medir as competĂȘncias socioemocionais no contexto escolar foi utilizado o SENNA, instrumento brasileiro organizado com base no modelo Big Five. O SENNA avalia as dimensĂ”es: (a) conscienciosidade, relativo a atitudes de responsabilidade; (b) abertura a novas experiĂȘncias, referente Ă curiosidade; (c) amabilidade, que inclui comporta - mentos de cooperação; (d) estabilidade emocional, ou capacidade de autocontrole; e (e) extroversĂŁo, relativa a sociabilidade. O instrumento foi aplicado em sala de aula por psicĂłlogas, no contexto brasileiro e no contexto portuguĂȘs. Foi realizado um teste t para amostras independentes para verificar possĂveis diferenças de mĂ©dias entre os grupos. Os resultados indicam que os brasileiros apresentam maior conscienciosidade [t(325)=-2.396; p=.017] e que os portugueses apresentam maior estabilidade emocional [t(325)=2.984; p=.003]. Esses resultados sugerem que os alunos brasileiros parecem ser mais responsĂĄveis, organizados e centrados nas tarefas escolares do que os alunos portugueses, por outro lado, os alunos portugueses | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (95-102). Lisboa: EdiçÔes ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7033 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | EdiçÔes ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | CompetĂȘncias socioemocionais | pt_PT |
dc.subject | Estudantes | pt_PT |
dc.subject | AdolescĂȘncia | pt_PT |
dc.title | CompetĂȘncias socioemocionais em estudantes brasileiros e portugueses: um estudo comparativo | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 102 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 95 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
person.familyName | de Souza Leal | |
person.familyName | Melo-Silva | |
person.givenName | Mara | |
person.givenName | Lucy | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4989-8486 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5890-9896 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 891d7eef-62ca-4f09-9452-585415060e25 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0c6ae663-99c9-4df0-b7b4-09e49b34bf1b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 891d7eef-62ca-4f09-9452-585415060e25 |