Publication
O efeito mediador do clima escolar na relação entre o locus de controlo e o sucesso académico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Rui Bártolo | |
dc.contributor.author | Duarte, Sara Filipa Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T16:21:43Z | |
dc.date.available | 2019-02-18T16:21:43Z | |
dc.date.issued | 2016-01-18 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações. | pt_PT |
dc.description.abstract | Este estudo visa fornecer evidências empíricas adicionais sobre o impacto do locus de controlo no sucesso académico mediado pela perceção do clima escolar. Para esse fim hipotetizou-se: (1) um impacto positivo do locus de controlo interno no sucesso académico; (2) um impacto positivo do locus de controlo interno na perceção do clima escolar; (3) um impacto positivo da perceção do clima escolar no sucesso académico. Seguidamente testou-se se a perceção do clima escolar exerce um efeito mediador entre o locus de controlo e o sucesso académico. Participaram neste estudo 155 alunos pertencentes ao Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) e à Academia da Força Aérea (AFA). Os resultados não revelaram um impacto significativo do locus de controlo interno no sucesso académico. Porém, revelaram que existia um impacto significativo e positivo do locus de controlo interno na perceção do clima escolar e desta no sucesso académico. Não se comprovou o efeito mediador da perceção do clima escolar na relação entre o locus de controlo e o sucesso escolar. Foram encontradas também diferenças significativas nas variáveis em estudo entre Universidade e em função do gênero. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study aims to supply empirical evidence on the impact of locus of control on the academic achievement mediated by the perception of school climate. For that purpose, it was hypothesized: (1) a positive impact of internal locus of control on academic achievement; (2) a positive impact of internal locus of control in the perception of school climate; (3) a positive impact of perception of school climate in the academic achievement. Following, it was tested if the perception of school climate had a mediating effect between the locus of control and the academic achievement. The study included 155 students belonging to the Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) and the Academia da Força Aérea (AFA). The results did not revealed a significant impact of the internal locus of control on the academic success. However, they revealed that there was a significant and positive impact of the internal locus of control on the perception of school climate and this perception on academic achievement. The mediating effect of the perception of school climate in the relationship between the locus of control and academic achievement was not proven. It also found significant differences in the variables studied between University and by gender. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201014181 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6893 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Locus de controlo | pt_PT |
dc.subject | Clima escolar | pt_PT |
dc.subject | Sucesso académico | pt_PT |
dc.subject | Locus of control | pt_PT |
dc.subject | School climate | pt_PT |
dc.subject | Academic achievement | pt_PT |
dc.title | O efeito mediador do clima escolar na relação entre o locus de controlo e o sucesso académico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Psicologia | pt_PT |