Repository logo
 
Publication

Leitura no ensino médio integrado : sentidos e significados produzidos pelos docentes

dc.contributor.authorSouza, Adriana Nunes de
dc.contributor.authorCavalcante, Maria Auxiliadora
dc.date.accessioned2019-05-14T13:27:04Z
dc.date.available2019-05-14T13:27:04Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractNeste artigo, analisaremos os dados encontrados na coleta e discutiremos a leitura como facilitadora da aprendizagem na educação técnica de nível médio. O que se constata é que a leitura é tema frequente nas discussões entre docentes das diversas modalidades de ensino. Neste artigo, pretendemos analisar os sentidos e significados atribuídos à leitura por professores de disciplinas técnicas do Ensino Médio Integrado (EMI) – modalidade que se consolidou e sofreu ampliação no Brasil desde 2008, quando surgiram os Institutos Federais de Educação Tecnológica. Discutimos qual a importância que os docentes dão a leitura em sua prática pedagógica. A pesquisa toma por base a clínica da atividade de Ives Clot (2006, 2010) e a psicologia sócio-histórica de Vygotsky (1991, 2000). Do ponto de vista metodológico, foi feita uma coleta de dados através de entrevistas filmadas com docentes de um campus do Instituto Federal de Alagoas. Tais entrevistas possibilitaram discutir diversas questões ligadas aos processos de ensino e de aprendizagem. A leitura foi protagonista das entrevistas, ora como vilã – pois os docentes reclamaram que os estudantes da modalidade têm muita dificuldade de compreensão textual –, ora como heroína – por acreditarem que o ensino da leitura e o ato de ler podem solucionar diversas dificuldades enfrentadas na aprendizagem das disciplinas técnicas no EMI. As entrevistas revelaram que, embora os docentes reconheçam a importância da leitura no processo ensino e aprendizagem, eles desconhecem a teoria linguística e as técnicas de leitura. Neste artigo, analisaremos os dados encontrados na coleta e discutiremos a leitura como facilitadora da aprendizagem na educação técnica de nível médio.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (207-217). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7042
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLeitura e estudopt_PT
dc.subjectEnsino técnicopt_PT
dc.subjectProcesso ensino e aprendizagempt_PT
dc.titleLeitura no ensino médio integrado : sentidos e significados produzidos pelos docentespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage217pt_PT
oaire.citation.startPage2017pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
person.familyNameCAVALCANTE
person.givenNameMARIA AUXILIADORA DA SILVA
person.identifier.orcid0000-0002-4028-2669
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationde94620c-0acb-4515-8de4-a2b19a296bc4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryde94620c-0acb-4515-8de4-a2b19a296bc4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 207-217.pdf
Size:
99.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: