Publication
Leitura no ensino médio integrado : sentidos e significados produzidos pelos docentes
dc.contributor.author | Souza, Adriana Nunes de | |
dc.contributor.author | Cavalcante, Maria Auxiliadora | |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T13:27:04Z | |
dc.date.available | 2019-05-14T13:27:04Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, analisaremos os dados encontrados na coleta e discutiremos a leitura como facilitadora da aprendizagem na educação técnica de nível médio. O que se constata é que a leitura é tema frequente nas discussões entre docentes das diversas modalidades de ensino. Neste artigo, pretendemos analisar os sentidos e significados atribuídos à leitura por professores de disciplinas técnicas do Ensino Médio Integrado (EMI) – modalidade que se consolidou e sofreu ampliação no Brasil desde 2008, quando surgiram os Institutos Federais de Educação Tecnológica. Discutimos qual a importância que os docentes dão a leitura em sua prática pedagógica. A pesquisa toma por base a clínica da atividade de Ives Clot (2006, 2010) e a psicologia sócio-histórica de Vygotsky (1991, 2000). Do ponto de vista metodológico, foi feita uma coleta de dados através de entrevistas filmadas com docentes de um campus do Instituto Federal de Alagoas. Tais entrevistas possibilitaram discutir diversas questões ligadas aos processos de ensino e de aprendizagem. A leitura foi protagonista das entrevistas, ora como vilã – pois os docentes reclamaram que os estudantes da modalidade têm muita dificuldade de compreensão textual –, ora como heroína – por acreditarem que o ensino da leitura e o ato de ler podem solucionar diversas dificuldades enfrentadas na aprendizagem das disciplinas técnicas no EMI. As entrevistas revelaram que, embora os docentes reconheçam a importância da leitura no processo ensino e aprendizagem, eles desconhecem a teoria linguística e as técnicas de leitura. Neste artigo, analisaremos os dados encontrados na coleta e discutiremos a leitura como facilitadora da aprendizagem na educação técnica de nível médio. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (207-217). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7042 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Leitura e estudo | pt_PT |
dc.subject | Ensino técnico | pt_PT |
dc.subject | Processo ensino e aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Leitura no ensino médio integrado : sentidos e significados produzidos pelos docentes | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 217 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 2017 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
person.familyName | CAVALCANTE | |
person.givenName | MARIA AUXILIADORA DA SILVA | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4028-2669 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | de94620c-0acb-4515-8de4-a2b19a296bc4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | de94620c-0acb-4515-8de4-a2b19a296bc4 |