Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
99.52 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo, analisaremos os dados encontrados na coleta e discutiremos
a leitura como facilitadora da aprendizagem na educação técnica de nível médio. O
que se constata é que a leitura é tema frequente nas discussões entre docentes das
diversas modalidades de ensino. Neste artigo, pretendemos analisar os sentidos e
significados atribuídos à leitura por professores de disciplinas técnicas do Ensino
Médio Integrado (EMI) – modalidade que se consolidou e sofreu ampliação no
Brasil desde 2008, quando surgiram os Institutos Federais de Educação Tecnológica.
Discutimos qual a importância que os docentes dão a leitura em sua prática
pedagógica. A pesquisa toma por base a clínica da atividade de Ives Clot (2006,
2010) e a psicologia sócio-histórica de Vygotsky (1991, 2000). Do ponto de vista
metodológico, foi feita uma coleta de dados através de entrevistas filmadas com
docentes de um campus do Instituto Federal de Alagoas. Tais entrevistas
possibilitaram discutir diversas questões ligadas aos processos de ensino e de
aprendizagem. A leitura foi protagonista das entrevistas, ora como vilã – pois os
docentes reclamaram que os estudantes da modalidade têm muita dificuldade de
compreensão textual –, ora como heroína – por acreditarem que o ensino da leitura
e o ato de ler podem solucionar diversas dificuldades enfrentadas na aprendizagem
das disciplinas técnicas no EMI. As entrevistas revelaram que, embora os docentes
reconheçam a importância da leitura no processo ensino e aprendizagem, eles
desconhecem a teoria linguística e as técnicas de leitura. Neste artigo, analisaremos
os dados encontrados na coleta e discutiremos a leitura como facilitadora da
aprendizagem na educação técnica de nível médio.
Description
Keywords
Leitura e estudo Ensino técnico Processo ensino e aprendizagem
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (207-217). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA