Repository logo
 
Publication

A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool children

dc.contributor.authorRebelo, Ana Sofia Garcia
dc.contributor.authorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorMachado, Paula Maló
dc.contributor.authorSilva, Filipa
dc.date.accessioned2014-05-15T08:53:12Z
dc.date.available2014-05-15T08:53:12Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO objectivo deste estudo foi verifi car se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e a adaptação portuguesa do Affect Knowledge Test. Os resultados sugerem que as crianças com modelos internos seguros apresentam um maior conhecimento das emoções, não havendo infl uência da capacidade verbal. Este estudo sugere que crianças com modelos internos seguros experienciam relações mais calorosas com os seus cuidadores, nas quais é possível partilharem e discutirem experiências emocionais de forma aberta e suportada permitindo que estas apresentem um maior conhecimento emocionalpor
dc.description.abstractABSTRACT - The present study aims to clarify the relation between attachment representations and emotional knowledge in preschool children. One hundred seventy-six Portuguese children between 3 and 5 years old participated in the study. Quality of attachment representations was assessed using the Attachment Story Completion Task, and emotional knowledge was assessed by the Portuguese version of the Affect Knowledge Test. Our results suggest that children with secure internal working models show more emotional knowledge. No differences were found regarding verbal ability. These fi ndings suggest that children with secure internal working models experience warmer relationships with their caregivers, sharing and discussing emotional experiences in an open and supportive way, allowing them to experience greater emotional knowledge.por
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. 26(3), 591-598.por
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2846
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpor
dc.subjectSegurança da vinculaçãopor
dc.subjectModelos internos dinâmicospor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectConhecimento emocionalpor
dc.subjectIdade pré-escolarpor
dc.subjectAttachment securitypor
dc.subjectInternal working modelspor
dc.subjectEmotionspor
dc.subjectEmotional knowledgepor
dc.subjectPreschool agepor
dc.titleA segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool childrenpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto Alegrepor
oaire.citation.endPage598por
oaire.citation.startPage591por
oaire.citation.titlePsicologia: Reflexão e Críticapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
v26n3a19.pdf
Size:
415.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: