Repository logo
 
Publication

Prevalência e factores associados à síndrome de burnout nos professores de ensino especial

dc.contributor.authorCarlotto, Mary Sandra
dc.contributor.authorLibrelotto, Rejane
dc.contributor.authorPizzinato, Adolfo
dc.contributor.authorBarcinski, Mariana
dc.date.accessioned2015-01-24T11:47:23Z
dc.date.available2015-01-24T11:47:23Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente estudo tem como objectivo identificar a prevalência da Síndrome de Burnout e a sua associação com os factores de risco psicossociais em 63 professores de escolas especiais da região central do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo – CESQT-PE, versão para professores, a Bateria de avaliação de riscos psicossociais e um questionário para as restantes variáveis. Os resultados obtidos evidenciam uma prevalência de 30,6% de professores que apresentam o Perfil 1 de Burnout, considerado como um nível moderado da síndrome e 14,3 % do Perfil 2, definido como uma forma mais severa de Burnout. O Perfil 1 associou-se ao aumento do conflito de papel e iniquidade e o Perfil 2 ao conflito de papel, sobrecarga de trabalho, iniquidade, insatisfação laboral e aos problemas de saúde.por
dc.description.abstractABSTRACT: The present study has the goal to identify the prevalence of Burnout Syndrome and its association to psychosocial factors in 63 teachers from special schools in the central region of Rio Grande do Sul, Brazil. The instruments used were the Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo – CESQT-PE, an adapted version for teachers, the Battery for evaluating psychosocial risks, and a questionnaire for the other variables. Results show a prevalence of 30,6% of teachers who present Profile 1 in Burnout, considered a moderate level of the syndrome, and 14,3% present Profile 2, defined as the most severe form of Burnout. Profile 1 is associated to the increase of role conflict and inequity, while Profile 2 is associated to role conflict, work overload, inequity, work dissatisfaction, and health problems.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 30, 315-327por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3344
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectEnsino especialpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectSíndrome de burnoutpor
dc.subjectBurnout syndromepor
dc.subjectSpecial schoolpor
dc.subjectTeacherspor
dc.titlePrevalência e factores associados à síndrome de burnout nos professores de ensino especialpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage327por
oaire.citation.startPage315por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume30por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_30_315-327.pdf
Size:
187.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: