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A perturbação de hiperatividade/défice de atenção em idade pré-escolar : Especificidades e desafios ao diagnóstico e intervenção

dc.contributor.authorAzevedo, Andreia Fernandes
dc.contributor.authorSantos, Maria João Seabra
dc.contributor.authorGaspar, Maria Filomena Ribeiro da Fonseca
dc.date.accessioned2015-01-22T15:32:05Z
dc.date.available2015-01-22T15:32:05Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractCom a presente revisão da literatura, pretende-se caraterizar a PH/DA em idade pré-escolar. Nos últimos anos este diagnóstico tem vindo a ser aplicado cada vez com mais frequência antes dos 5 anos de idade, alertando para a necessidade de proceder a uma clarificação da identificação e diagnóstico precoces. A utilização do Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM) em idade pré-escolar tem sido objeto de debate, devido ao risco de psicopatologização e sobrediagnóstico de problemas de desenvolvimento que podem ser transitórios. Através do estudo dos indicadores precoces de risco implicados nas diferentes trajetórias da PH/DA poderemos responder de forma mais apropriada aos primeiros sinais da hiperatividade e proporcionar intervenções precoces. O presente artigo faz uma síntese das áreas a avaliar e dos instrumentos que é possível utilizar, bem como das principais evidências científicas e diretrizes práticas sobre a avaliação e intervenção na PH/DA em idade pré-escolar.por
dc.description.abstractWith this literature review we intend to characterize AD/HD in preschool children. In the last years this diagnosis is increasingly being made under the age of 5, stressing the need for a better clarification of early identification and diagnosis. The use of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) in preschool years has been subject to debate, due to the risk of overdiagnosis and overpathologizing developmental problems that might be transitory. Through the study of early indicators of risk involved in different pathways of AD/HD, we can answer more appropriately to early signs of hyperactivity and provide early intervention. This paper addresses the main areas to be evaluated and instruments available, as well as the main scientific evidences and practical guidelines on assessment and intervention in preschool ADHD.por
dc.identifier.citationAnalise Psicológica, 30(3), 387-403por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3321
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.subjectDSMpor
dc.subjectIndicadores precoces de riscopor
dc.subjectPH/DA, Pré-escolarpor
dc.subjectTrajetórias de desenvolvimentopor
dc.subjectAD/HDpor
dc.subjectDevelopmental trajectoriespor
dc.subjectDSMpor
dc.subjectEarly risk indicatorspor
dc.subjectPreschoolpor
dc.titleA perturbação de hiperatividade/défice de atenção em idade pré-escolar : Especificidades e desafios ao diagnóstico e intervençãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage403por
oaire.citation.startPage387por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume3por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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