Repository logo
 
Publication

Interacções sociais e aprendizagem: A influência do estatuto do par nas dinâmicas interactivas e nos procedimentos de resolução

dc.contributor.authorPeixoto, Francisco
dc.contributor.authorMenéres, Maria Sofia Seabra Pereira Cabral
dc.date.accessioned2017-07-21T11:39:08Z
dc.date.available2017-07-21T11:39:08Z
dc.date.issued1997
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objectivo a comparação da indução de estatuto em duas condições de assimetria com uma situação de interacção simétrica. Como hipótese geral partimos da ideia de que as interacções assimétricas desencadeariam maior predominância de regulações relacionais e, como consequência, os sujeitos envolvidos nesse tipo de dinâmicas apresentariam menos benefícios que os seus congéneres implicados em situações de interacção simétricas. A amostra foi constituída por 36 crianças, com idades compreendidas entre os 4 anos e 5 meses e os 6 anos, de dois Jardins de Infância de Lisboa. Das 36 crianças, 30 não souberam resolver correctamente a tarefa proposta, no pré-teste, enquanto as restantes 6 o conseguiram. Foi utilizada uma tarefa de classificação multiplicativa, com figuras de animais. A investigação desenrolou-se em duas fases: a primeira incluindo o pré-teste e a segunda a situação experimental e o pós-teste, com um intervalo de 2 semanas entre as duas fases. As 36 crianças foram distribuídas por cada uma das 3 condições experimentais («interacção simétrica», «assimetria induzida» e «assimetria reforçada») com os 6 que resolveram a tarefa correctamente no pré-teste, incluídos na condição «assimetria reforçada», como tutores e os restante 30 distribuídos de forma equivalente por 5 grupos, de acordo com os seus desempenhos no pré-teste. Os resultados mostram que o estatuto do par produz impacto no funcionamento sócio-cognitivo da díade e nos desempenhos individuais no pós-teste.pt_PT
dc.description.abstractThe present study was designed to allow for the comparison of status induction, in two conditions of asymmetry, with a situation of symmetric interaction. As a general hypothesis we state that the asymmetric situations have a predominance of relational regulations and, as a consequence, the children involved have fewer benefits than that involved in a symmetric interaction. 36 children, between the ages of 4:5 and 6:0, from two nursery schools in Lisbon acted as subjects. 30 of the 36 children were not able to solve the task proposed and 6 could solve it correctly. A multiple classification task, with pictures of animals, was used. The experiment was realized in two phases: the first including the pre-test and the second the experimental situation and the post-test, with a delay of two weeks between the two phases. The 36 children were distributed to one of the three experimental conditions: («symmetric interaction », «induced asymmetry» and «reinforced asymmetry ») with the 6 who had solved the task correctly assigned to the condition «reinforced asymmetry», as tutors, and the remaining 30 equally assigned to 5 equivalent groups, according to their performances in the pre-test. The results show that the peer status has impact on the socio-cognitive functioning of the dyad and on the individual performance in post-test.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 15 (2), 269-281pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5709
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInteracção entre parespt_PT
dc.subjectInteracções simétricas/assimétricaspt_PT
dc.subjectMediação sócio-cognitivapt_PT
dc.subjectPeer interactionpt_PT
dc.subjectSymmetrical/Asymmetrical interactionpt_PT
dc.subjectSocio-cognitive mediationpt_PT
dc.titleInteracções sociais e aprendizagem: A influência do estatuto do par nas dinâmicas interactivas e nos procedimentos de resoluçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage281pt_PT
oaire.citation.startPage269pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
person.familyNamePeixoto
person.givenNameFrancisco
person.identifier347584
person.identifier.ciencia-id081A-0164-EFAB
person.identifier.orcid0000-0001-7193-2284
person.identifier.ridM-4348-2013
person.identifier.scopus-author-id57203935600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1997_2_269.pdf
Size:
66.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: