Repository logo
 
Publication

Conflito, justiça e cidadania

dc.contributor.authorCarita, Ana
dc.date.accessioned2010-04-27T15:32:25Z
dc.date.available2010-04-27T15:32:25Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractAnuncia-se a finalidade da investigação em que se inscreve a presente comunicação: averiguar a qualidade do ambiente da aula enquanto ambiente facilitador do desenvolvimento sociomoral dos estudantes. Refere-se que os conflitos interpessoais na aula e, em particular, os processos de resolução dos mesmos, foram tomados como indicadores da qualidade desenvolvimental do contexto aula. Enunciam-se de seguida os pressupostos da pesquisa, de que se destaca a ênfase atribuída ao conceito de escola como comunidade justa apresentado e operacionalizado por L. Kohlberg (1980). Dá-se conta da metodologia utilizada e da composição da amostra. De seguida apresentam-se alguns resultados relevantes da pesquisa, os quais não nos permitem inferir uma definição da aula como um ambiente suficientemente bom para o desenvolvimento sociomoral dos estudantes. *****ABSTRACT***** The aim of this study was to analyse the quality of the classroom environment as an environment which facilitates the sociomoral development of pupils. Interpersonal conflicts in the classroom and, particularly, the processes and strategies used to deal with these conflicts were used as indicators of the developmental quality of the context of the classroom. The theoretical principles which framed this study are presented, with a particular emphasis on the concept of school as a just community, presented and operationalised by L. Kohlberg (1980). The methodology of the study and the composition of the sample are described. Some relevant results of the study are discussed and we demonstrate that these results do not allow us to define the classroom as a sufficiently good environment for the sociomoral development of pupils.pt
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 22(1), 259-267.pt
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/214
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt
dc.subjectDesenvolvimento sociomoralpt
dc.subjectResolução de conflitospt
dc.subjectConflito interpessoal na sala de aulapt
dc.subjectSociomoral developmentpt
dc.subjectConflict resolutionpt
dc.subjectInterpersonal conflict in the classroompt
dc.titleConflito, justiça e cidadaniapt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt
oaire.citation.endPage267pt
oaire.citation.startPage259pt
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP 22(1) 259-267.pdf
Size:
54.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: