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Mudança de rota

dc.contributor.authorOliveira, Eduardo
dc.date.accessioned2016-10-15T15:35:33Z
dc.date.available2016-10-15T15:35:33Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractFundado num estudo de caso sobre a TAP Air Portugal, a empresa pública nacional do sector da aeronáutica, este artigo pretende comunicar o binómio constituído por processos planeados e emergentes na gestão da mudança organizacional. Nas últimas décadas, a TAP Air Portugal vinha acumulando prejuízos constantes, desmotivação nos seus colaboradores e instabilidade laboral permanente. Com a chegada de uma nova equipa de gestão liderada por Fernando Pinto em 2000, o cenário parece ter-se invertido. O papel do líder, o estilo de gestão, as tácticas de negociação e o fomento de uma visão corporativa são debatidos. Através de um plano minuciosamente projectado e comunicado a toda a organização, observou-se uma mudança cultural alicerçada em objectivos comummente partilhados. Restaurada a confiança dos colaboradores, a empresa retomou a rota desejada.pt_PT
dc.description.abstractThis article offers a case study of change management in the major Portuguese airline company, the TAP Air Portugal. Like other organizations operating in the aeronautic industry, TAP has been struggling for survival. As a result of globalization, merges, fusions and privatizations, nowadays companies are compelled to change in order to be competitive. Until recently, TAP has accumulated continuous losses, its workers were unmotivated and the political behaviours were permanent and disruptive. However, with the arrival of Fernando Pinto’s management team in 2000, the financial results improved every year and the workforce became more committed and confident. The influence of the new management style, its negotiation and communication methods are analysed as well as the leader’s role. From our findings, we can only suggest that to succeed, one should try to integrate emergent and planned change processes.pt_PT
dc.identifier.citationComportamento Organizacional e Gestão, 11, 223-244pt_PT
dc.identifier.issn0872-9662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4984
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectVisãopt_PT
dc.subjectChangept_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.subjectTrustpt_PT
dc.subjectVisionpt_PT
dc.titleMudança de rotapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage244pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage223pt_PT
oaire.citation.titleComportamento Organizacional e Gestãopt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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