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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The authors share a perception of human development
as an opportunistic process, not arising from
universal necessary causes, but drawing idiosyncratically
on a variety of resources. In this paper they
trace the evolution of idiosyncratic patterns of joint
activity with objects, how the infant’s activity is
mantained and directed, in two mother-child dyads
until two years old. The authors also show that,
althought the processes used by the two dyads are
different, the same functions are achieved, like
attracting attention, introducing a new topic, or
assisting with difficulties.
RESUMO: OS autores partilham a percepcção de que o desenvolvimento é oportunista, em vez de surgir de causas universais necessárias, é delineado idiossincraticamente por uma variedade de recursos. Neste artigo OS autores descrevem a evolução de padrões idiossincráticos de actividade conjunta com objectos em duas díades até aos 2 anos de idade, como a actividade da crianca é mantida e direccionada. Por outro lado, OS autores também mostram que apesar das duas díades usarem processos diferentes, alcançam as mesmas funções, como atraír a atenção, introduzir um tópico novo, ou ajudar nas dificuldades que o bebé tem.
RESUMO: OS autores partilham a percepcção de que o desenvolvimento é oportunista, em vez de surgir de causas universais necessárias, é delineado idiossincraticamente por uma variedade de recursos. Neste artigo OS autores descrevem a evolução de padrões idiossincráticos de actividade conjunta com objectos em duas díades até aos 2 anos de idade, como a actividade da crianca é mantida e direccionada. Por outro lado, OS autores também mostram que apesar das duas díades usarem processos diferentes, alcançam as mesmas funções, como atraír a atenção, introduzir um tópico novo, ou ajudar nas dificuldades que o bebé tem.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Análise Psicológica, 10, 81-89
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
