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Advisor(s)
Abstract(s)
O feedback é um importante elemento no processo de ensino e de aprendizagem dos
alunos. Consiste numa troca de informações entre professores e alunos sobre as aprendizagens,
desempenhos e comportamentos que ocorrem em sala de aula. Neste texto discutimos elementos
de documentos curriculares oficiais que podem auxiliar os professores a oferecerem feedback nas
aulas de Matemática. Para tanto, recorreu-se a uma pesquisa documental de diferentes textos de
orientações oficiais para o ensino de Matemática no Brasil. A partir de uma análise de conteúdo,
identificamos seis categorias que sintetizam discussões relacionadas ao feedback do professor nos
documentos. Os resultados sugerem que, na leitura desses documentos, professores podem ser
orientados a oferecer feedback que valorizem a produção dos alunos e que sejam apropriados às
dificuldades matemáticas dos estudantes, visto que, aspectos como o erro e o pensamento do aluno
em Matemática são mencionados como ponto de partida para a elaboração de estratégias de
ensino. Os aspetos relacionados ao feedback presentes nas orientações curriculares, no entanto,
necessitam ser sistematicamente interpretados para serem compreendidos em profundidade.
Sugere-se a necessidade do desenvolvimento de formações iniciais e continuadas voltadas a
explorar os conteúdos e as estratégias de feedback presente nesses documentos oficiais.
Description
Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 202-216). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior