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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Existem muitas abordagens para a formulação e
análise de problemas de investigação. Uma dessas
abordagens, os Modelos Estatísticos Lineares Gerais
(Ward & Jennings 1979; Jennings & Ward 1975; Jennings
1988a, 1988b), mostra ser poderosa e efectiva na
resposta a muitos destes problemas. Neste artigo apresentamos
sumariamente a razão de ser desta alternativa
e elaboramos duas aplicações concretas envolvendo
medidas repetidas: a primeira correspondendo a um
único grupo de sujeitos na qual se revela como um
instrumento mais adequado do que as técnicas convencionais
para responder às questões de investigação em
jogo; a segunda relativa a dois grupos - grupo experimental
e grupo de controlo. ------ ABSTRACT ------ There is currently a large number of approaches to
formulate and analyze research problems. One of such
approaches, General Linear Statistical Models, is an
effective and powerful answer to many of these problems.
In this paper we present an overview of this
approach´s rational and two examples of its aplication,
both involving repeated measures: i) one group pretest-
posttest design; ii) experimental versus control
group pretest-posttest design.
Description
Keywords
Medidas repetidas Modelos lineares Designs préteste-pósteste Repeated measures Linear models Pretest-posttest designs
Pedagogical Context
Citation
Análise Psicológica, 15 (1), 5-17
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada