Repository logo
 
Publication

JuĂ­zo moral e psicogĂȘnese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais

dc.contributor.authorAndrade JĂșnior, Adaleir Alves de
dc.contributor.authorRossetti, ClĂĄudia Broetto
dc.contributor.authorSantos, ClĂĄudia Cypreste dos
dc.contributor.authorAlves, Rosimar Macedo
dc.date.accessioned2017-07-24T11:31:51Z
dc.date.available2017-07-24T11:31:51Z
dc.date.issued1997
dc.description.abstractEsta pesquisa pretendeu verificar semelhanças e diferenças entre as respostas dadas as questĂ”es sobre regras de jogos e a quatro situaçÔes de dilema moral, de forma a classificĂĄ-las nos estĂĄgios de desenvolvimento moral propostos por Piaget (1932) - anomia, heteronomia e autonomia - em 40 crianças, distribuĂ­das em oito grupos: 6-7 e 1 0- 1 1 anos, NSE superior e inferior, separados igualitariamente entre os sexos. Em aplicação individual e gravada, foi realizado: (a) um ((interrogatĂłrio)) sobre as regras de jogos e (b) a leitura de quatro histĂłrias clĂĄssicas (punição, responsabilidade subjetiva, justiça e autoridade) propostas por Piaget (1932), adaptadas i realidade local e ao sexo dos sujeitos, cada uma seguida de questĂ”es sobre a decisĂŁo tomada e sua justificativa, totalizando 14 questĂ”es. A anĂĄlise dos dados mostrou que, independente da classe social e do sexo, as crianças responderam de acordo com o esperado teoricamente: na faixa etĂĄria menor, as respostas foram tĂ­picas da heteronomia (seguem regras coletivas, vistas como imutĂĄveis e sagradas); enquanto as crianças mais velhas responderam de maneira mais autĂŽnoma (regras decorrentes do mĂștuo acordo). A ausĂȘncia de diferenças entre classes sociais e sexos vĂȘm corroborar a hipĂłtese de ser a idade a variĂĄvel mais relevante no desenvolvimento moral, em correlação direta com as fases do desenvolvimento cognitivo postuladas pela teoria Piagetiana.pt_PT
dc.description.abstractThis reserch intended to verify the uniformity and diferences between answers given to questions about rules of games and to four situations of moral dilemma, in form of classify then into degrees of moral development proposed by Jean Piaget (1932) - ANOMY, HETERONOMY AND AUTONOMY, in forty children delivered into eight groups: 6-7 years and 10-1 1 years, high and low social classes, separeted likewise between genders. In individual and recorded aplication was realized: a) questions about rules of garnes; b) the reading of four classics histories (steal, punishment, justice and authority), adapted to the local reality and each gender, each one foloweed by questions about the decision token and yours justifications, totalizing 14 questions. The preliminar analisys of data shown that, independentment of social class and gender, the children answered in agreement with the teoricaly expected: into the younger group, the ansewers were tipically HETERONOMIES, (following coletives rules seem like unmutable and sacrate); while the olders children answered in more AUTONOMIES matter (rules resulting from mutual according). The absent between social classes and genders comes to confirm the hypotesis of be the age the more relevant variable in the moral development process, in direct correlation with the levels of cognitive development postuleted by Jean Piaget theory.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnĂĄlise PsicolĂłgica, 15 (2), 331-335pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5722
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPiagetpt_PT
dc.subjectJuĂ­zo moralpt_PT
dc.subjectPsicogĂȘnesept_PT
dc.subjectDilemas moraispt_PT
dc.subjectNĂ­vel sĂłcio-econĂŽmicopt_PT
dc.subjectMoral judgementpt_PT
dc.subjectPsychogenesispt_PT
dc.subjectRulespt_PT
dc.subjectSocio-economic statuspt_PT
dc.titleJuĂ­zo moral e psicogĂȘnese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage335pt_PT
oaire.citation.startPage331pt_PT
oaire.citation.titleAnĂĄlise PsicolĂłgicapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1997_2_331.pdf
Size:
371.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: