Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A associação implícita e explícita entre álcool e família

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
21901.pdf1.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O álcool é uma substância cujo consumo pode assumir diferentes significados e consequências, se por um lado existem consumos que são mantidos adequadamente, outros existem que são de risco. A presente investigação tem como objectivo estudar o papel que a família poderá ter nos consumos através de uma medida implícita, tendo sido criado para o efeito um IAT álcool-família. A amostra constitui-se por um total de 127 participantes, 39 do género masculino e 88 do feminino, com idades compreendidas entre os 18 e 74 anos. Os participantes realizaram o IAT álcool-família e responderam à Escala Ansiedade, Depressão e Stress de 21 itens, ao Questionário Vontade de Beber e ao AUDIT. Pela análise correlacional conclui-se que os Padrões de Consumo correlacionam-se com o IAT e com a Ansiedade, Depressão e Stress, sendo que quanto maior a associação álcool-família maior o risco de consumo; e quanto mais Ansiedade, Depressão e Stress maior o consumo de risco também. Através da regressão linear posteriormente realizada verifica-se que o género, a ansiedade e o IAT são preditores dos Padrões de Consumo. No final são discutidos os limites da investigação e apresentadas propostas para estudos futuros.
Alcohol is a substance of which its use may assume different meanings, such as an adequate or a hazardous use. The present investigation has the purpose of study the role that family may play in alcohol use through an implicit measure. For that purpose an alcoholfamily IAT was created. The sample consisted of a total of 127 participants with 39 males and 88 females with ages between 18 and 74. The participants completed the alcohol-family IAT and answered to 21 items Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), Desire to Drink Questionnaire and Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). Through correlational analysis we conclude that Consumption Pattern correlates with IAT and also with Anxiety, Depression and Stress, meaning that the strongest the alcohol-family association the bigger is the consumption risk; and the more Anxiety, Depression and Stress the bigger the consumption risk. Afterwards a regression analysis was made and it was verified that Consumption Patterns are predicted by gender, anxiety and IAT. In the end limits of the investigation are discussed and future investigations are suggested.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

Keywords

IAT álcool família Padrão de consumo Alcohol-family IAT Consumption pattern

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue