Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento do auto-conceito físico nas crianças e nos adolescentes

dc.contributor.authorFaria, Luísa
dc.date.accessioned2017-12-20T16:41:57Z
dc.date.available2017-12-20T16:41:57Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractO aumento dos estudos sobre o auto-conceito, nos mais variados domínios da existência, entre eles o desportivo, está relacionado com o seu valor e o seu poder preditivo da realização e do bem-estar psicológico global dos indivíduos. Assim, com o objectivo de contribuir para uma maior clarificação do domínio de investigação e de intervenção no auto-conceito físico, analisam- se e discutem-se os seguintes tópicos: (1) o pro- blema da definição e da delimitação conceptual do auto- conceito; (2) os aspectos desenvolvimentais do auto- -conceito na transição da infância para a adolescência; (3) a definição e o desenvolvimento do auto-conceito físico; (4) os contributos da actividade física para a sua promoção; (5) a construção de teorias pessoais acerca do self físico; e, por fim, (6) são apresentadas propostas de intervenção para a promoção do auto-conceito em crianças e adolescentes, centradas na construção progressiva da autonomia dos indivíduos, logo, do seu bem- -estar físico, psicológico e social.pt_PT
dc.description.abstractThe increasing number of studies on self-concept in several contexts such as the sport one is related to its relevance and predictive power of individuals’ global psychological well-being. Therefore, in this article, with the aim of contributing to a major clarification of the research and of the intervention in the physical self-concept domain, the following topics are analyzed and discussed: (1) the problem of self-concept’s definition and conceptual delimitation; (2) the self-concept developmental aspects during the transition from childhood to adolescence; (3) the definition and development of physical self-concept; (4) the contributions of physical activity to the promotion of self-concept; (5) the construction of personal theories about the physical self; and, finally, (6) the main guidelines for intervention in order to promote children and adolescents self-concept, centered on the progressive construction of individuals’ autonomy, consequently on their physical, psychological and social well-being.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 22(4), 361-371.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6019
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAuto-conceito físicopt_PT
dc.subjectTeorias pessoaispt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectPhysical self-conceptpt_PT
dc.subjectPersonal theoriespt_PT
dc.subjectChildhoodpt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.titleDesenvolvimento do auto-conceito físico nas crianças e nos adolescentespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage371pt_PT
oaire.citation.issue23pt_PT
oaire.citation.startPage361pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2005_23(4)_361.pdf
Size:
51.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: