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A gestão da qualidade no ensino superior: Percursos e recursos

dc.contributor.authorPereira, Maria Odete de Almeida
dc.date.accessioned2016-07-07T16:19:27Z
dc.date.available2016-07-07T16:19:27Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractEste artigo condensa um conjunto de reflexões baseadas em factos relacionados com a gestão da qualidade nas Instituições de Ensino Superior (IES). São identificados factores internos e externos favoráveis à melhoria da qualidade dos serviços prestados por estas organizações, bem como algumas das barreiras que se lhe opõem. Relativamente às abordagens da qualidade, nestas organizações são consideradas: de um lado as que resultam da Supervisão do Estado e do outro as que estão associadas a sistemas de natureza voluntária, designadas aqui por Abordagem Qualidade, em que sobressai a Certificação baseada na norma ISO 9001 e os sistemas de Gestão pela Qualidade Total (GQT) também designados de Excelência Organizacional. São identificadas algumas das insuficiências dos modelos assentes na Supervisão do Estado e defendida a importância de atender ao conjunto de “boas práticas” já existentes, ao invés de abordagens que tratam desta problemática numa perspectiva ab initio, sem contemplar o conhecimento acumulado neste domínio da gestão das organizações.pt_PT
dc.description.abstractThis article resumes a set of elements related to quality management, namely directed to applications in Higher Education Organizations. Some internal and external factors are identified as facilitators for quality improvements in the provided services by these organizations. In the offside some barriers are also characterized. It considers two types of quality management approaches: on one side those coming from governmental supervision models and on the other side the volunteers systems based namely in ISO 9001 standard and systems of total quality management, also designed as organizational excellence. In this article some of the insufficiencies of the governmental supervision models are identified, and the importance of accumulated experiences with “good practices” in quality management is fostered. Conceptions based on ab initio interpretations are questioned.pt_PT
dc.identifier.citationComportamento Organizacional e Gestão, 10, 165-187pt_PT
dc.identifier.issn0872-9662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4780
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.subjectGestão da qualidadept_PT
dc.subjectSupervisão do estadopt_PT
dc.subjectAbordagem qualidadept_PT
dc.subjectQuality managementpt_PT
dc.subjectState controlpt_PT
dc.subjectQuality approachpt_PT
dc.titleA gestão da qualidade no ensino superior: Percursos e recursospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage187pt_PT
oaire.citation.startPage165pt_PT
oaire.citation.titleComportamento Organizacional e Gestãopt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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