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Abstract(s)
Abstract: Individuals have the propensity to attribute certain characteristics to nations or regions, and those living within, although the accuracy of this is under debate. In this pretest, Portuguese participants were asked to evaluate men and women from 17 nationalities based on dimensions which might be related to individualistic- or collectivistic-oriented nations – namely perceived masculinity, percentage of gays/lesbians in each group (PGL), and economic status. We predicted conceptualizations of nationality to trump gender triggers, resulting in general evaluations of individuals from each nation in this context-absent scenario. Results revealed strong relationships between men and women from the same nationality, and greater variability among nationalities in the evaluations of male targets, supporting the notion national stereotypes may be more representative of the men from each nation (i.e., androcentrism). Additionally, individualist-oriented nations were found to have higher PGL and economic status ratings when compared to collectivist-oriented nations, but both were perceived as equally masculine. Finally, gross domestic product per capita (GDPpc) of each nation appeared to somewhat act as a function of participants’ judgements. Findings generalize literature to a Portuguese context, providing insight into the manner in which individuals may categorize those from various nationalities.
Resumo: Os indivíduos atribuem frequentemente certas características a nações e regiões, e àqueles que nelas vivem, apesar da acuidade com que o fazem ser tema de debate. Neste pré-teste, foi pedido a participantes Portugueses para avaliarem Homens e Mulheres de 17 nacionalidades com base em dimensões que podem estar relacionadas com nações orientadas para o individualismo ou coletivismo – nomeadamente masculinidade percebida, percentagem de gays/lésbicas em cada grupo (PGL), e estatuto económico. Previu-se que as conceptualizações de nacionalidade superassem os factores de género, resultando e avaliações genéricas dos indivíduos de cada nação neste cenário de ausência de contexto. Os resultados revelaram fortes relações entre homens e mulheres da mesma nacionalidade, e uma maior variabilidade entre nacionalidades nas avaliações dos alvos masculinos, apoiando a noção de que os estereótipos nacionais podem ser mais representativos dos homens de cada nação (i.e., androcentrismo). Além disso, as nações orientadas para o individualismo apresentaram classificações mais elevadas de PGL e de estatuto económico quando comparadas com as nações orientadas para o coletivismo, mas ambas foram consideradas igualmente masculinas. Por fim, o produto interno bruto per capita (PIBpc) de cada nação pareceu atuar de alguma forma em função dos julgamentos dos participantes. Os resultados generalizam a literatura a um contexto Português, fornecendo uma visão sobre a forma como os indivíduos podem categorizar as pessoas de várias nacionalidades.
Resumo: Os indivíduos atribuem frequentemente certas características a nações e regiões, e àqueles que nelas vivem, apesar da acuidade com que o fazem ser tema de debate. Neste pré-teste, foi pedido a participantes Portugueses para avaliarem Homens e Mulheres de 17 nacionalidades com base em dimensões que podem estar relacionadas com nações orientadas para o individualismo ou coletivismo – nomeadamente masculinidade percebida, percentagem de gays/lésbicas em cada grupo (PGL), e estatuto económico. Previu-se que as conceptualizações de nacionalidade superassem os factores de género, resultando e avaliações genéricas dos indivíduos de cada nação neste cenário de ausência de contexto. Os resultados revelaram fortes relações entre homens e mulheres da mesma nacionalidade, e uma maior variabilidade entre nacionalidades nas avaliações dos alvos masculinos, apoiando a noção de que os estereótipos nacionais podem ser mais representativos dos homens de cada nação (i.e., androcentrismo). Além disso, as nações orientadas para o individualismo apresentaram classificações mais elevadas de PGL e de estatuto económico quando comparadas com as nações orientadas para o coletivismo, mas ambas foram consideradas igualmente masculinas. Por fim, o produto interno bruto per capita (PIBpc) de cada nação pareceu atuar de alguma forma em função dos julgamentos dos participantes. Os resultados generalizam a literatura a um contexto Português, fornecendo uma visão sobre a forma como os indivíduos podem categorizar as pessoas de várias nacionalidades.
Description
Keywords
National stereotypes Immigration Masculinity Femininity LGBTQIA+ Estereótipos Nacionais Imigração Masculinidade Feminilidade LGBTQIA+
Citation
Reese, J., Santos, A. S., & Palma, T. A. (2024). Interpreting the perceptions of men and women from 17 nationalities in a Portuguese context: A pretest. Análise Psicológica, 42(1), 45-60. https://doi.org/10.14417/ap.2081
Publisher
Edições ISPA