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Famílias com filhos com incapacidades: Desafios e redes de suporte

dc.contributor.authorCarvalho, Celeste da Conceição Torres Marques
dc.date.accessioned2017-06-21T11:33:51Z
dc.date.available2017-06-21T11:33:51Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA satisfação das necessidades de apoio dos pais com filhos com incapacidades, cujo nascimento implica alterações no equilíbrio da estrutura familiar, é essencial não só para o bem-estar dos pais, mas para o desenvolvimento dos filhos. Foi sob este argumento que surgiu o interesse pelo estudo das redes de suporte, como estratégia de coping, no apoio às necessidades das famílias. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar as necessidades de apoio de 226 pais de crianças, jovens e adultos com incapacidade que participaram no 1º nível das Oficinas de Pais – Grupo de Apoio Emocional (GAE), designadamente: (1) os tipos de apoio identificados pelos pais como alvo de maior necessidade; (2) a relação entre as necessidades de apoio e as características dos pais/família e filhos com incapacidades; (3) as mudanças ocorridas nas necessidades de apoio após a oficina. Para tal, administrámos, antes e após o GAE, uma versão da Escala de Funções de Apoio (Dunst, Trivette, & Deal, 1988). Os resultados mostraram que as necessidades parecem relacionar-se com: (i) apoios nos aspetos práticos do quotidiano; (ii) apoio emocional; (iii) apoio dos serviços e dos profissionais de saúde e de educação. É ao nível do apoio emocional que os pais revelam maiores necessidades de ajuda. Os pais de crianças mais novas reportam maior necessidade de ajuda, nos aspetos práticos do quotidiano e dos serviços/profissionais de saúde e de educação. Adicionalmente, o grau de necessidade aumentou no final da formação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (121-137). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-33-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5557
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectNecessidadespt_PT
dc.subjectIncapacidadept_PT
dc.subjectApoiospt_PT
dc.titleFamílias com filhos com incapacidades: Desafios e redes de suportept_PT
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oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage137pt_PT
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oaire.citation.titleDiversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015.pt_PT
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