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Advisor(s)
Abstract(s)
A satisfação das necessidades de apoio dos pais com filhos com
incapacidades, cujo nascimento implica alterações no equilíbrio da estrutura
familiar, é essencial não só para o bem-estar dos pais, mas para o
desenvolvimento dos filhos. Foi sob este argumento que surgiu o interesse pelo
estudo das redes de suporte, como estratégia de coping, no apoio às
necessidades das famílias.
O objetivo deste estudo consistiu em avaliar as necessidades de apoio de 226
pais de crianças, jovens e adultos com incapacidade que participaram no 1º
nível das Oficinas de Pais – Grupo de Apoio Emocional (GAE), designadamente:
(1) os tipos de apoio identificados pelos pais como alvo de maior necessidade;
(2) a relação entre as necessidades de apoio e as características dos
pais/família e filhos com incapacidades; (3) as mudanças ocorridas nas
necessidades de apoio após a oficina. Para tal, administrámos, antes e após o
GAE, uma versão da Escala de Funções de Apoio (Dunst, Trivette, & Deal, 1988).
Os resultados mostraram que as necessidades parecem relacionar-se com: (i)
apoios nos aspetos práticos do quotidiano; (ii) apoio emocional; (iii) apoio dos
serviços e dos profissionais de saúde e de educação. É ao nível do apoio
emocional que os pais revelam maiores necessidades de ajuda. Os pais de
crianças mais novas reportam maior necessidade de ajuda, nos aspetos práticos
do quotidiano e dos serviços/profissionais de saúde e de educação.
Adicionalmente, o grau de necessidade aumentou no final da formação.
Description
Keywords
Família Necessidades Incapacidade Apoios
Pedagogical Context
Citation
In Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (121-137). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário