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Advisor(s)
Abstract(s)
A satisfação das necessidades de apoio dos pais com filhos com
incapacidades, cujo nascimento implica alterações no equilíbrio da estrutura
familiar, é essencial não só para o bem-estar dos pais, mas para o
desenvolvimento dos filhos. Foi sob este argumento que surgiu o interesse pelo
estudo das redes de suporte, como estratégia de coping, no apoio às
necessidades das famílias.
O objetivo deste estudo consistiu em avaliar as necessidades de apoio de 226
pais de crianças, jovens e adultos com incapacidade que participaram no 1º
nível das Oficinas de Pais – Grupo de Apoio Emocional (GAE), designadamente:
(1) os tipos de apoio identificados pelos pais como alvo de maior necessidade;
(2) a relação entre as necessidades de apoio e as características dos
pais/família e filhos com incapacidades; (3) as mudanças ocorridas nas
necessidades de apoio após a oficina. Para tal, administrámos, antes e após o
GAE, uma versão da Escala de Funções de Apoio (Dunst, Trivette, & Deal, 1988).
Os resultados mostraram que as necessidades parecem relacionar-se com: (i)
apoios nos aspetos práticos do quotidiano; (ii) apoio emocional; (iii) apoio dos
serviços e dos profissionais de saúde e de educação. É ao nível do apoio
emocional que os pais revelam maiores necessidades de ajuda. Os pais de
crianças mais novas reportam maior necessidade de ajuda, nos aspetos práticos
do quotidiano e dos serviços/profissionais de saúde e de educação.
Adicionalmente, o grau de necessidade aumentou no final da formação.
Description
Keywords
Família Necessidades Incapacidade Apoios
Citation
In Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (121-137). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário