Publication
Insucesso escolar e factores de risco do aluno – Validação de uma nova medida de auto-resposta numa amostra alargada de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
dc.contributor.author | Miguel, Rita Ramos | |
dc.contributor.author | Rijo, Daniel | |
dc.contributor.author | Lima, Luísa Nobre | |
dc.date.accessioned | 2015-03-18T20:37:12Z | |
dc.date.available | 2015-03-18T20:37:12Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O insucesso escolar radica num conjunto vasto de factores de risco, os quais têm vindo a ser incluídos na literatura em três categorias específicas: família, escola e factores individuais. Embora as duas primeiras categorias desempenhem um papel importante no fenómeno do insucesso, são os factores do próprio aluno, isto é, as suas variáveis cognitivas, comportamentais e interpessoais, os que possuem um papel de maior interesse ao nível da intervenção psicológica reabilitativa, por serem factores de risco modificáveis. Para avaliá-los, foi desenvolvida uma medida de auto-relato – Auto-avaliação dos factores de Risco do Aluno, no âmbito do projecto Rede de Mediadores para o Sucesso Escolar (Associação dos Empresários Para a Inclusão Social – EPIS), com base em evidências teóricas e a partir da experiência do terreno neste projecto. Esta investigação tem como objectivo validar essa medida em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade. Os resultados mostram que a escala avalia 8 dimensões empíricas robustas do ponto de vista psicométrico (que explicam 52.7% da variância total): problemas de comportamento e de autoregulação, rejeição pelos pares, baixo auto-conceito escolar, desvalorização da escola, ansiedade de desempenho, ausência de rotinas de estudo, baixa auto-eficácia escolar, e desconfiança face aos professores. A AFRA revelou ser capaz de discriminar entre alunos com diferentes graus de rendimento, bem como entre alunos com e sem história de reprovação. | por |
dc.description.abstract | Besides the importance and many efforts to prevent and decrease the rates of school dropout, research has highlighted a considerable diversity of risk factors that should be addressed in prevention and intervention programs. Individual, family and school variables have been identified, and more recently a few authors emphasize the role of individual risk factors. Nevertheless, there is a lack of assessment measures capable of identifying these variables. This article presents the validation studies the Student’s Self-Assessment Risk Factors Scale (SSARFS). A sample of 682 subjects from the national public school network (between 10 and 18 years old) answered the SSARFS, other self-report measures, and schools provided information about school marks were used. Results showed the existence of 8 empirical dimensions with high psychometric value – behavioral and self-regulation problems, rejection by peers, low academic self-concept, devaluation of school, performance anxiety, poor study routines, low self-efficacy, and distrust towards teachers, which explain 52,7% of the scale total variance. SSARFS presented accuracy in distinguishing between different levels of school achievement and between students with and without hold-backs. | por |
dc.identifier.citation | Laboratório de Psicologia, 11(2), 143-161 | por |
dc.identifier.doi | 10.14417/lp.11.2.681 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/3484 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Insucesso escolar | por |
dc.subject | Auto-regulação comportamental | por |
dc.subject | Integração social | por |
dc.subject | Auto-conceito escolar | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Ansiedade de desempenho | por |
dc.subject | Rotinas de estudo | por |
dc.subject | Expectativas de auto-eficácia escolar | por |
dc.subject | Atribuições de insucesso | por |
dc.subject | School failure | por |
dc.subject | Behavioural self-regulation | por |
dc.subject | Social inclusion | por |
dc.subject | Scholar self-concept motivation | por |
dc.subject | Performance anxiety | por |
dc.subject | Study routines | por |
dc.subject | Scholar self-efficacy expectations | por |
dc.subject | Unsuccessfulness attributions | por |
dc.title | Insucesso escolar e factores de risco do aluno – Validação de uma nova medida de auto-resposta numa amostra alargada de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 161 | por |
oaire.citation.startPage | 143 | por |
oaire.citation.title | Laboratório de Psicologia | por |
oaire.citation.volume | 11 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |