Repository logo
 
Publication

Insucesso escolar e factores de risco do aluno – Validação de uma nova medida de auto-resposta numa amostra alargada de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorMiguel, Rita Ramos
dc.contributor.authorRijo, Daniel
dc.contributor.authorLima, Luísa Nobre
dc.date.accessioned2015-03-18T20:37:12Z
dc.date.available2015-03-18T20:37:12Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO insucesso escolar radica num conjunto vasto de factores de risco, os quais têm vindo a ser incluídos na literatura em três categorias específicas: família, escola e factores individuais. Embora as duas primeiras categorias desempenhem um papel importante no fenómeno do insucesso, são os factores do próprio aluno, isto é, as suas variáveis cognitivas, comportamentais e interpessoais, os que possuem um papel de maior interesse ao nível da intervenção psicológica reabilitativa, por serem factores de risco modificáveis. Para avaliá-los, foi desenvolvida uma medida de auto-relato – Auto-avaliação dos factores de Risco do Aluno, no âmbito do projecto Rede de Mediadores para o Sucesso Escolar (Associação dos Empresários Para a Inclusão Social – EPIS), com base em evidências teóricas e a partir da experiência do terreno neste projecto. Esta investigação tem como objectivo validar essa medida em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade. Os resultados mostram que a escala avalia 8 dimensões empíricas robustas do ponto de vista psicométrico (que explicam 52.7% da variância total): problemas de comportamento e de autoregulação, rejeição pelos pares, baixo auto-conceito escolar, desvalorização da escola, ansiedade de desempenho, ausência de rotinas de estudo, baixa auto-eficácia escolar, e desconfiança face aos professores. A AFRA revelou ser capaz de discriminar entre alunos com diferentes graus de rendimento, bem como entre alunos com e sem história de reprovação.por
dc.description.abstractBesides the importance and many efforts to prevent and decrease the rates of school dropout, research has highlighted a considerable diversity of risk factors that should be addressed in prevention and intervention programs. Individual, family and school variables have been identified, and more recently a few authors emphasize the role of individual risk factors. Nevertheless, there is a lack of assessment measures capable of identifying these variables. This article presents the validation studies the Student’s Self-Assessment Risk Factors Scale (SSARFS). A sample of 682 subjects from the national public school network (between 10 and 18 years old) answered the SSARFS, other self-report measures, and schools provided information about school marks were used. Results showed the existence of 8 empirical dimensions with high psychometric value – behavioral and self-regulation problems, rejection by peers, low academic self-concept, devaluation of school, performance anxiety, poor study routines, low self-efficacy, and distrust towards teachers, which explain 52,7% of the scale total variance. SSARFS presented accuracy in distinguishing between different levels of school achievement and between students with and without hold-backs.por
dc.identifier.citationLaboratório de Psicologia, 11(2), 143-161por
dc.identifier.doi10.14417/lp.11.2.681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3484
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectAuto-regulação comportamentalpor
dc.subjectIntegração socialpor
dc.subjectAuto-conceito escolarpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAnsiedade de desempenhopor
dc.subjectRotinas de estudopor
dc.subjectExpectativas de auto-eficácia escolarpor
dc.subjectAtribuições de insucessopor
dc.subjectSchool failurepor
dc.subjectBehavioural self-regulationpor
dc.subjectSocial inclusionpor
dc.subjectScholar self-concept motivationpor
dc.subjectPerformance anxietypor
dc.subjectStudy routinespor
dc.subjectScholar self-efficacy expectationspor
dc.subjectUnsuccessfulness attributionspor
dc.titleInsucesso escolar e factores de risco do aluno – Validação de uma nova medida de auto-resposta numa amostra alargada de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage161por
oaire.citation.startPage143por
oaire.citation.titleLaboratório de Psicologiapor
oaire.citation.volume11por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LP_11_143-161.pdf
Size:
223.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: