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Advisor(s)
Abstract(s)
O principal objectivo deste nosso trabalho consiste em avaliar em que medida a aplicação de um programa de intervenção sobre o processo de revisão do texto escrito, contribui para que os alunos, que apresentam dificuldades ao nível da escrita, melhorem o seu desempenho.
Com a implementação deste programa, pretende-se verificar a evolução na qualidade de revisão de textos escritos em quatro diferentes níveis, referidos pela literatura como cognitivamente mais relevantes: macroestrutural, compreensão intrafrásico e convenção.
A amostra é constituída por quatro alunos, com 11anos de idade, a frequentarem o 5° ano de escolaridade. Os mesmos foram seleccionados tendo em conta que apresentavam dificuldades ao nível da escrita, na Língua Materna, excluindo-se alunos com necessidades educativas especiais.
Este programa foi desenvolvido, em sessões semanais, durante um período de seis meses. O mesmo incluiu durante dois meses uma fase de preparação para a utilização do computador, assim como uma fase de aplicação do programa propriamente dito, que decorreu entre Fevereiro e Junho.
Como instrumento de trabalho foi utilizado o computador, mais concretamente o processador de texto, tendo em conta as potencialidades que este ambiente de trabalho proporciona no apagar, acrescentar, substituir, mover e conscientes também do interesse que esta nova tecnologia desperta nos alunos e da sua importância num mundo cada vez mais informatizado.
Para se proceder à sua avaliação foram considerados três diferentes momentos, nomeadamente: no início, no meio e no fim do programa de intervenção.
Para o efeito e englobado no tema a tratar no Projecto Interdisciplinar foram elaborados três textos sobre: Berlenga Reserva Natural e introduzidos erros que contemplavam os quatro diferentes níveis acima referidos, onde se pretendia que os
mesmos fossem detectados e corrigidos.
Esperávamos encontrar uma melhoria no processo de revisão da escrita dos alunos, nos quatro diferentes níveis de detecção e correcção do erro, facto que foi
confirmado pela análise qualitativa efectuada.
Dentro das suas limitações, este estudo pretende realçar, que a aplicação de um programa desta natureza pode contribuir para a melhoria das aprendizagens escolares, em alunos que apresentam dificuldades ao nível da escrita.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Escrita Instrumentos Modelos Interacções Programas Aprendizagem Educational psychology Writing Instruments Programs Learning
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada