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Advisor(s)
Abstract(s)
Os brinquedos fazem parte do mundo imaginário da criança, da
concretização de sonhos e da realização de brincadeiras promotoras de
desenvolvimento, aprendizagem e criatividade. Por conseguinte, contribuem
para o desenvolvimento dos humanos desde muito cedo e produzem cultura.
Nesta abordagem positiva dos brinquedos da infância é compreensível que as
memórias a eles associadas tenham um significado positivo e façam
desencadear à posteriori lembranças e emoções positivas. Cada brinquedo tem
uma história pessoal repleta de significado, sentimento, afecto, ação e
ludicidade. É pressuposto que o brinquedo enquanto objecto de desejo,
motivação e conhecimento e a brincadeira compreendida como simples acto de
brincar se encontrem ligados a pessoas, valores, crenças, atitudes, escolhas,
recreações e representações sociais que podem ser determinantes para a
organização e estruturação da personalidade. Até que ponto um brinquedo de
eleição e o seu contexto podem influenciar a vida futura de uma criança? A
presente investigação tem como principal objetivo conhecer a importância da
memória e do significado do brinquedo de infância ao longo da vida. Trata-se
de um estudo exploratório, de caracter transversal e qualitativo. Apresenta 17
participantes (9 homens e 8 mulheres), professores das quatro Escolas do
IPBeja, com idade igual ou superior a 36 anos. Foi aplicada uma entrevista
semiestruturada que visava as seguintes dimensões: memória significativa do
brinquedo de infância; história do brinquedo; brincadeiras associadas;
interferência na saúde e bem-estar; influência nas representações sociais e
escolhas pessoais. Os resultados sugerem a influência do brinquedo nos
acontecimentos pessoais ao longo da vida.
Description
Keywords
Brinquedo Memória Significado pessoal
Pedagogical Context
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (203-217). Lisboa: Edições ISPA.