Repository logo
 
Publication

O curso de pedagogia e a EaD: limites e possibilidades de inclusão digital

dc.contributor.authorCorrêa, Maria José Quaresma Portela
dc.contributor.authorRodrigues, Antonio Izomar Madeiro
dc.contributor.authorCoqueiro, João Carlos Pereira
dc.contributor.authorNunes Da Silva, Silvia de Fátima Nunes da
dc.date.accessioned2019-05-15T18:39:19Z
dc.date.available2019-05-15T18:39:19Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractUsar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como aliadas da educação tem sido um grande desafio aos educadores deste milênio e quando se trata de EaD, elas se tornam estratégias indispensáveis de inclusão digital, na perspectiva de atingir um público adulto que trabalha e dispõe de pouco tempo para investir em uma faculdade de ensino regular. Este trabalho tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta de inclusão social na implantação do curso de Pedagogia ministrado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ofertado pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil de Nina Rodrigues no Estado do Maranhão. A metodologia utilizada na investigação foi análise documental, estudos bibliográficos e um relato de experiências de tutores e alunos sobre a implantação do curso de Pedagogia no segundo semestre de 2017. Ao final desse estudo de caso constatamos a importância das políticas de Integração das TIC e a necessidade de um maior investimento na implantação de políticas públicas voltadas para as pessoas de classes populares.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (241-254). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7046
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições do ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação à distânciapt_PT
dc.subjectUso das tecnologiaspt_PT
dc.subjectInclusão socialpt_PT
dc.titleO curso de pedagogia e a EaD: limites e possibilidades de inclusão digitalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage254pt_PT
oaire.citation.startPage241pt_PT
oaire.citation.titleActas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
person.familyNameQuaresma Portela Correa
person.familyNameMadeiro Rodrigues
person.familyNameNunes da Silva
person.givenNameMaria José
person.givenNameAntonio Izomar
person.givenNameSilvia de Fátima
person.identifier.orcid0000-0002-8517-7213
person.identifier.orcid0000-0002-3348-465X
person.identifier.orcid0000-0002-0885-1139
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication70fd8bbf-5304-4bd7-8d80-8ff473fecc40
relation.isAuthorOfPublication12e1d762-1932-4949-ac12-b80a44b4da82
relation.isAuthorOfPublicationc80107f7-9fdc-4d09-b035-e9fbe2052481
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery12e1d762-1932-4949-ac12-b80a44b4da82

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 241-254.pdf
Size:
183.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: