Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
131.61 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O propósito do presente estudo foi o de investigar os comportamentos de
bullying entre estudantes de escolas públicas em Portugal.Anível específico procurouse
analisar a associação entre uma série de diferentes tipos de comportamentos de
bullying (enquanto provocado e provocador) e algumas variáveis preditoras, variáveis
comportamentais (consumo de álcool, drogas e porte de armas) e cognitivas/percepções
(percepção de satisfação com a vida e percepção de segurança na escola). Foram
utilizados os dados provenientes da Base de Dados Portuguesa da HBSC, Health
Behaviour in School-Aged Children de 2002. A amostra (representativa) é constituída
por 6131 adolescentes do 6.º, 8.º e 10.º ano (M = 14 anos, DP = 1.85) que responderam
a um questionário relativo a uma série de comportamentos, crenças e atitudes no âmbito
da saúde. Os alunos sentem-se provocados e dizem provocar de diferentes formas. É de
salientar que quanto mais os alunos percepcionam a escola como sendo insegura, quanto
mais insatisfeitos estão com a vida mais relatam serem vítimas de bullying e agressores;
o mesmo padrão é verificado com o porte de armas e para os consumos de álcool e droga.
É importante realçar que os diferentes tipos de bullying partilham alguns dos mesmos
preditores, contudo, há especificidades e singularidades que devem ser tidas em
consideração nos programas de intervenção. O bullying é um problema grave nas escolas
por todo o mundo e é um assunto com o qual nos devemos preocupar. Espera-se que os
resultados deste estudo alertem estudantes, professores e encarregados de educação para
este problema. Espera-se com este trabalho que o fenómeno bullying passe a ser
encarado numa complexa dinâmica de causalidades que urge abordar de modo integrado. ------ ABSTRACT ------ The present study was intended to investigate bullying behaviours among
public school students in Portugal. It specifically aimed to analyse the connection
between different types of bullying behaviour (as simultaneously provoked and
provoking) and some behavioural predictor variables (alcohol/drug use and weapon
carrying) and cognitive/perception variables (perceived life satisfaction and perception
of school security). The data was collected from the Portuguese HBSC (Health
Behaviour in School-Aged Children) Database as regards 2002. The (representative)
sample is composed of 6131 adolescents in primary and secondary education, namely
in 6th, 8th and 10th grades (M = 14 years, SD = 1.85). Each had to answer a questionnaire
on a series of behaviours, beliefs and attitudes as far as health is concerned. The pupils feel themselves provoked and say that they provoke others by different forms. The results
point out that the more pupils perceive school to be unsafe and the more unsatisfied they
are with their lives, the more they claim to be victims of bullying and aggressors. The
same pattern holds true for weapon carrying and alcohol and drug use. It is important to
underline that different types of bullying share the same predictors; however, their
specificity and singularity should be carefully considered for intervention purposes.
Bullying in school is a worldwide problem; therefore, it is a serious issue one must be
concerned about. The findings of this study are expected to raise the awareness of
students, school teachers, parents and carers about this problem. Moreover, with this
work we expect the bullying phenomenon to start being considered within a complex
dynamics of causality that urges to be addressed in an integrated way.
Description
Keywords
Agressor Bullying Escola Vítima Aggressor Bullying School Victim
Citation
Psicologia, Saúde & Doenças, 10 (1), 3-15
Publisher
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde