Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Escrita em interacção: Processos de construção em crianças de 5-6 anos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM MATA2.pdf10.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste trabalho procurámos clarificar a influência do modo de resolução de uma tarefa de escrita (Individualmente ou em Interacção) nas conceptualizações das crianças sobre escrita. Procurámos também identificar o tipo de trocas entre crianças durante o processo de interacção, de modo a caracterizar as dinâmicas de trabalho e os factores que as regulam. Trabalhámos com crianças de idade pré-escolar com diferentes conceptualizações sobre escrita. Metade destas crianças tiveram que escrever o texto de um pequeno livro em conjunto com um parceiro, enquanto a outra metade o fez individualmente. Foi entre as crianças que resolveram a tarefa em interacção com um colega que se verificaram mais benefícios ao nível das estratégias de escrita. Contudo estes benefícios só foram identificados em díades onde se desenvolveu uma dinâmica de colaboração ao longo da situação de trabalho conjunto. No grupo das crianças de nível conceptual mais evoluído (silábico) não foi identificada qualquer evolução, contudo para algumas das crianças de nível conceptual grafo perceptivo a situação de interacção mostrou-se potencializadora de progressos. As crianças que obtiveram ganhos pelo facto de trabalharem em conjunto com um colega mostraram-se mais participativas, já que tentaram não só fazer mais propostas como explicá-las. Também quando eram confrontadas com uma proposta do colega, frequentemente desenvolveram comportamentos de verificação e confirmação antes de a aceitarem.

Description

Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License