Repository logo
 
Publication

A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátrica

dc.contributor.authorDrummond, Ivana
dc.contributor.authorPinto, Jorge Andrade
dc.contributor.authorSantana, Weslley Silva Balbino
dc.contributor.authorModena, Celina Maria
dc.contributor.authorSchall, Virginia Torres
dc.date.accessioned2018-01-26T19:46:07Z
dc.date.available2018-01-26T19:46:07Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEste trabalho descreve o significado atribuído por usuários e equipa a uma brinquedoteca que atende crianças e adolescentes seropositivos para SIDA. Elegeu-se como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa através da observação participante e entrevistas semi-estruturadas. O grupo estudado constituiu-se de 57 sujeitos e as informações foram trabalhadas na perspectiva da análise de conteúdo, através das seguintes categorias temáticas: A Brinquedoteca como espaço terapêutico, espaço de acolhimento, de troca de experiências; favorecedor da adesão, como “empowerment” (empoderamento) e na formação de recursos humanos. Segundo os entrevistados, no espaço lúdico, os sujeitos podem elaborar suas vivências, podendo favorecer o tratamento e a adesão. O brincar também trouxe uma grande contribuição na humanização do ambulatório. Possibilitou aos familiares trocas de experiências, compartilhamento de vivências e reflexão sobre a condição da seropositividade. Ressalta-se a alternactiva de monitoria por parte de adolescentes seropositivos, caracterizando a brinquedoteca como espaço de (re)significação do tratamento e melhoria na auto-estima.pt_PT
dc.description.abstractThis work describes the meanings and/or signification attributed by users and the professional team of a toy library, which attends HIV/SIDA positive children and adolescents. In order to describe the attributed meanings of this toy library by different social actors, qualitative research using participative observation, semi-structured interviews were chosen as a methodological strategy. Data of 57 individuals were analyzed by applying content analysis, using the following categories: (1) the toy library as a therapeutic space; (2) a space for welcoming; (3) a place for exchanging experiences; (4) strengthening compliance and (5) strengthening of capacity building of students involved in the project. According to the interviewees, the participants were able to elaborate upon their life experience at the toy library, and in this way contribute to the treatment and its compliance. The playing aspect in itself also brought a significant contribution to the humanization of the ambulatory. It offered the possibility for families to share and exchange their experiences and reflect about the condition of seropositivity. It is also important to point out that the possibility of the seropositive adolescents to be monitors characterized the toy library as place for (re)signification of their treatment and improvement of self-confidence.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 27(1), 33-43.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6117
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectBrinquedotecapt_PT
dc.subjectEducação em saúdept_PT
dc.subjectLúdicopt_PT
dc.subjectSIDA pediátricapt_PT
dc.subjectHealth Educationpt_PT
dc.subjectLudicpt_PT
dc.subjectPediatric SIDApt_PT
dc.subjectToy librarypt_PT
dc.titleA inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátricapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage43pt_PT
oaire.citation.issue27pt_PT
oaire.citation.startPage33pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: