Repository logo
 
Publication

Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais : uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL

dc.contributor.authorCoelho, Vítor Alexandre
dc.contributor.authorMarchante, Marta
dc.contributor.authorSousa, Vanda
dc.contributor.authorRomão, Ana Maria
dc.date.accessioned2024-02-28T12:59:01Z
dc.date.available2024-02-28T12:59:01Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractResumo:Nos últimos anos tem aumentando o interesse pelos programas de desenvolvimento de competências socioemocionais implementados em escolas, face à perceção incrementada destas competências como cruciais para a promoção do sucesso escolar e na vida. Este aumento impulsionou a criação de medidas legislativas de suporte e orientação nos Estados Unidos (Social and Emotional Learning – SEL) e em Inglaterra (Social and Emotional Aspects of Learning – SEAL). O presente artigo pretende analisar as semelhanças e diferenças entre as duas abordagens, comparando vários pontos cruciais como objetivos, âmbito de intervenção, estratégia de implementação, formato dos programas, implementadores empregues e a adequação da implementação dos programas com o respetivo enquadramento teórico. Adicionalmente será analisada a eficácia e a efetividade de cada abordagem, contemplando questões como a existência de diferenças de género no impacto dos programas de desenvolvimento socioemocional, bem como a importância de envolver múltiplos informantes na avaliação dos resultados. Em suma, pretendeu-se analisar criticamente estas abordagens de forma a apoiar a implementação de programas eficazes em Portugal, bem como a identificar as temáticas que requerem investigação adicional. Pode-se concluir que são necessários estudos adicionais sobre a efetividade, o formato mais adequado e o impacto do género sobre os programas de desenvolvimento socioemocional.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: In recent years there has been an increase in interest for school-based social and emotional learning programs, given the consistent data that presents this studies as crucial to the promotion of success in school and in life. In England (Social and Emotional Aspects of Learning – SEAL) and the United Stated (Social and Emotional Learning – SEL) this increase in importance led to the creation of legislation to support and guide the development of such programs. The present article aims to analyze the similarities and differences between both approaches, comparing the several crucial point such as objectives, program format, implementers and the fit between program implementation and theoretical framework. Additionally, the efficacy and effectiveness of each approach will also be given attention, focusing in the existence of differential gender impact of the programs, and the use of multiple informants to analyze program impact. In sum, the article aims to critically analyze these approaches in order to support the implementation of effective school-based programs in Portugal, as well as to identify the subjects that require further analysis. It may be concluded that additional studies about effectiveness, program format and differential gender impacts are required.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCoelho, V. A., Marchante, M., Sousa, V., & Romão, A. M. (2016). Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL. Análise Psicológica, 34(1), 61-72. https://doi.org/10.14417/ap.966pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.966pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9624
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relationCâmara Municipal de Torres Vedras.pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/966/pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpt_PT
dc.subjectImplementação de programaspt_PT
dc.subjectEficáciapt_PT
dc.subjectEfetividadept_PT
dc.subjectSocial and emotional learningpt_PT
dc.subjectSchool-based programspt_PT
dc.subjectEfficacypt_PT
dc.subjectEffectivenesspt_PT
dc.titleProgramas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais : uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEALpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage72pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage61pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume34pt_PT
person.familyNameBelo de Moura Pereira Coelho
person.familyNameFranco Marchante
person.familyNameSucena de Sousa
person.familyNameRomão
person.givenNameVítor Alexandre
person.givenNameMarta Isabel
person.givenNameVanda Paula
person.givenNameAna Maria
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=btvZqecAAAAJ&hl=en
person.identifier.ciencia-idF91D-C872-FBFC
person.identifier.ciencia-id7918-23CE-11C7
person.identifier.ciencia-idFA14-7175-0A83
person.identifier.ciencia-id3A1C-F1ED-FB95
person.identifier.orcid0000-0001-6427-4420
person.identifier.orcid0000-0002-9171-840X
person.identifier.orcid0000-0002-5738-8523
person.identifier.orcid0000-0003-3427-503X
person.identifier.scopus-author-id55347463100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7efd2780-2100-42f6-a04f-5928128135c7
relation.isAuthorOfPublication3441cc05-adbc-4a45-86c9-13cc89cdd5c6
relation.isAuthorOfPublication6b63a692-d002-4623-aff3-5f15d2abd19f
relation.isAuthorOfPublication26f1f73c-5be7-4183-a561-0ba061f79dbb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3441cc05-adbc-4a45-86c9-13cc89cdd5c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
v34n1a05-966.pdf
Size:
81.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: