Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os primeiros encontros com a literatura

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AP_1995_3_305.pdf591.32 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A investigação recente tem sugerido que conviver desde cedo e frequentemente com a literatura, nomeadamente com histórias, suscita a progressiva construção de uma representação mental (esquema) das regularidades desses textos. Tal representação orienta a compreensão e a produção textuais, verificando-se, a este nível, a sua influência na estruturação dos textos produzidos e nos meios linguísticos utilizados. Tem sido destacada a relação significativa entre a qualidade e a frequência dessas experiências precoces com a literatura e a aprendizagem da leitura, o sucesso escolar nas várias áreas curriculares e a criação de hábitos de leitura.
ABSTRACT: Recent research suggests that early interaction with literature, namely with stories, promotes the progressive elaboration of a mental representation (schema) from stories regularities. This schema affects not only comprehension but also story prodution, i.e., the structure and ianguage of the text. The quality and frequency of such experiences has a meaningful relation with literacy, sucess in all curricular areas and the acquisition of reading habits.
RESUME: Des recherches récentes suggérent que la fréquentation précoce de la littérature, surtout des histoires, provoque la construction progressive d’une représentation mentale (schéma) des régularités de ces textes. Ce schéma oriente la compréhension et la production textuelles influant a ce niveau dans la structuration des textes produits et dans les moyens linguistiques utilisés. On remarque un rapport significatif entre la qualité, la fréquence de ces expériences précoces et l’apprentissage de la lecture, le succés aux diverses matières scolaires et les habitudes de lecture.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Análise Psicológica, 13, 305-311

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License