Repository logo
 
Publication

Efeitos do género, tempo de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente

dc.contributor.authorGranjo, Manuel Romualdo Cepeda
dc.contributor.authorPeixoto, Francisco José Brito
dc.date.accessioned2019-06-21T18:24:30Z
dc.date.available2019-06-21T18:24:30Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste estudo analisa as diferenças introduzidas pelo género, anos de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente. 450 professores de escolas privadas distribuídas pelo território nacional e ilha da Madeira, sendo 306 do género feminino (68%), com idades entre os 21 e os 73 anos (M = 41, DP = 9.56) e uma média de 15.5 anos de serviço, responderam a um questionário online. Os resultados mostram que as professoras expressaram autopercepções mais favoráveis na orientação ética, na relação com os colegas e satisfação, nas competências profissionais e de conduta e no compromisso afetivo. Os anos de serviço introduzem diferenças no autoconceito profissional e em algumas das suas dimensões; o compromisso afetivo aumenta com a experiência, enquanto o compromisso instrumental diminui. Os professores de escolas com orientação religiosa apresentam autopercepções mais favoráveis na relação com os alunos, na satisfação profissional e no compromisso.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Effects of gender, teaching experience and school religious orientation on ethical and affective dimensions of teacher identity: This study analyzes the differences introduced by gender, teaching experience and school religious orientation on ethical and affective dimensions of teacher identity. An online questionnaire was filled by 450 Portuguese teachers (68% female) aged 21 to 73 years (M = 41, SD = 9.56). Teachers were from private schools all around the Portuguese territory and Madeira Island, and had an average of 15.5 years of teaching experience (SD = 9.47). The results showed that female teachers express more favourable self-perceptions in ethical orientation, professional knowledge and conduct, and in the affective commitment to the school. Teaching experience introduced differences in professional self-concept and some of its dimensions; the affective commitment increases with experience, favouring the more experienced group, while the instrumental commitment decreases. Teachers in schools with religious orientation presented more favourable self-perceptions in their relationship with students, their satisfaction, and their affective commitment to the school.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPsicologia, 32(2), 27-40 doi: 10.17575/rpsicol.v32i2.1343pt_PT
dc.identifier.doi10.17575/rpsicol.v32i2.1343pt_PT
dc.identifier.issn2183-2471
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7077
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa de Psicologiapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectIdentidade docentept_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectTempo de serviçopt_PT
dc.subjectOrientação religiosa da escolapt_PT
dc.subjectTeacher identitypt_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.subjectTeaching experiencept_PT
dc.subjectSchool religious orientationpt_PT
dc.titleEfeitos do género, tempo de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docentept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage40pt_PT
oaire.citation.issue32pt_PT
oaire.citation.startPage27pt_PT
oaire.citation.titlePsicologiapt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNamePeixoto
person.givenNameFrancisco
person.identifier347584
person.identifier.ciencia-id081A-0164-EFAB
person.identifier.orcid0000-0001-7193-2284
person.identifier.ridM-4348-2013
person.identifier.scopus-author-id57203935600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista PSICOLOGIA, 2018, Vol. 32 (2), 27-40.pdf
Size:
852.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: