Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
464.71 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O campo de ação da Literacia da Informação é vasto e transversal, quer na aprendizagem formal e informal, quer ao longo da vida. No ensino superior, a Literacia da Informação assume um padrão de
competências integradas que contempla a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como
a informação é produzida e valorizada e a utilização da informação na criação ética e legal de novos
conhecimentos, abrindo espaço para mudanças pedagógicas na educação e na formação. O pensamento
crítico envolve um conjunto de processos: análise, avaliação, pesquisa de informação para resolver problemas; ou seja, propõe-se julgar algo a partir de um padrão de referência, raciocínio lógico, inferência,
observação, interpretação, criatividade, mente aberta, autorregulação, comunicação, colaboração e até
mesmo outros atributos relacionados à motivação e às emoções para enfrentar uma tarefa complexa e
resolvê-la.
Este artigo explora a articulação do conceito de pensamento crítico com o de literacia da informação. É
apresentada uma reflexão teórica que destaca o contributo desses constructos no contexto académico e
na dinâmica do ensino superior. O diálogo entre o pensamento crítico e a literacia da informação potencia uma cadeia de eventos que emancipam e autonomizam os alunos, desenvolvendo competências que
podem ser utilizadas em qualquer contexto – uma relação fecunda e fundamental a desenvolver no
ensino superior, nomeadamente na formação em literacia da informação. Conclui-se que o pensamento
crítico é um elemento essencial da literacia da informação e sugere-se que ambos devem ser ensinados
em conjunto nas estruturas dos cursos.
Description
Keywords
Literacia da informação Pensamento crítico Ensino superior Competências académicas Prática pedagógica Ensino de competências Aprendizagem
Citation
Sanches, T., Lopes, C., Antunes, M. L. (2021). Potenciar a Literacia da Informação no Ensino Superior: o papel do pensamento crítico. In C. Dias, C. Santos, L. Cardoso, V. Correia (Coords.). 21st Century Literacies International Congress, ICCL2021, Proceedings = Congresso Internacional sobre Literacias no Século XXI, ICCL2021, Livro de Atas, (pp. 269-285). 15-16 July 2021. Polytechnic of Portalegre Campus. 978-989-8806-44-4
Publisher
Campus Politécnico de Portalegre