Repository logo
 
Publication

Relação entre a percepção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos do 5º e 6º anos de escolaridade

dc.contributor.authorPereira, Joana Sofia Ferreira Dias
dc.contributor.authorMonteiro, Vera
dc.date.accessioned2017-06-21T11:18:42Z
dc.date.available2017-06-21T11:18:42Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractDe modo a analisar as relações existentes entre a perceção que os alunos têm do envolvimento parental na escolaridade e a sua regulação para a aprendizagem, foi realizado um estudo quantitativo de carácter correlacional e comparativo, onde participaram 218 estudantes do 5º e 6º anos de escolaridade de uma escola pertencente a um agrupamento de escolas em Setúbal. Foram utilizados três instrumentos. Um avalia a perceção do envolvimento parental “Os meus pais e a minha escolaridade”, o outro avalia a perceção dos “Sentimentos/atitudes em relação ao envolvimento parental na escolaridade”, e por último, um questionário que avalia a regulação dos alunos para a aprendizagem “Porque é que faço as coisas?”. Os dados evidenciaram a existência de diferenças significativas na relação entre a perceção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem. Alunos com maior perceção de envolvimento parental apresentam maiores níveis de regulação intrínseca. Nas relações existentes entre a perceção do envolvimento parental e o desempenho académico (número de reprovações) verificou-se também a existência de diferenças significativas. Quanto maior o número de reprovações, menor a perceção do envolvimento parental. Quanto às relações entre a regulação para a aprendizagem e o desempenho académico também existem diferenças significativas. Quanto maior o número de reprovações, menos intrínseca é a regulação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (103-120). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-33-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5556
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPercepção de envolvimento parentalpt_PT
dc.subjectRegulação para a aprendizagempt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectControlopt_PT
dc.titleRelação entre a percepção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos do 5º e 6º anos de escolaridadept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage120pt_PT
oaire.citation.startPage103pt_PT
oaire.citation.titleDiversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015.pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CIPE_15_103-120.pdf
Size:
212.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: