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Relação entre a percepção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos do 5º e 6º anos de escolaridade
dc.contributor.author | Pereira, Joana Sofia Ferreira Dias | |
dc.contributor.author | Monteiro, Vera | |
dc.date.accessioned | 2017-06-21T11:18:42Z | |
dc.date.available | 2017-06-21T11:18:42Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | De modo a analisar as relações existentes entre a perceção que os alunos têm do envolvimento parental na escolaridade e a sua regulação para a aprendizagem, foi realizado um estudo quantitativo de carácter correlacional e comparativo, onde participaram 218 estudantes do 5º e 6º anos de escolaridade de uma escola pertencente a um agrupamento de escolas em Setúbal. Foram utilizados três instrumentos. Um avalia a perceção do envolvimento parental “Os meus pais e a minha escolaridade”, o outro avalia a perceção dos “Sentimentos/atitudes em relação ao envolvimento parental na escolaridade”, e por último, um questionário que avalia a regulação dos alunos para a aprendizagem “Porque é que faço as coisas?”. Os dados evidenciaram a existência de diferenças significativas na relação entre a perceção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem. Alunos com maior perceção de envolvimento parental apresentam maiores níveis de regulação intrínseca. Nas relações existentes entre a perceção do envolvimento parental e o desempenho académico (número de reprovações) verificou-se também a existência de diferenças significativas. Quanto maior o número de reprovações, menor a perceção do envolvimento parental. Quanto às relações entre a regulação para a aprendizagem e o desempenho académico também existem diferenças significativas. Quanto maior o número de reprovações, menos intrínseca é a regulação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (103-120). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-33-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5556 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Percepção de envolvimento parental | pt_PT |
dc.subject | Regulação para a aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Controlo | pt_PT |
dc.title | Relação entre a percepção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem em alunos do 5º e 6º anos de escolaridade | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 120 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 103 | pt_PT |
oaire.citation.title | Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. | pt_PT |
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rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |