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Advisor(s)
Abstract(s)
De modo a analisar as relações existentes entre a perceção que os
alunos têm do envolvimento parental na escolaridade e a sua regulação para a
aprendizagem, foi realizado um estudo quantitativo de carácter correlacional e
comparativo, onde participaram 218 estudantes do 5º e 6º anos de escolaridade
de uma escola pertencente a um agrupamento de escolas em Setúbal. Foram
utilizados três instrumentos. Um avalia a perceção do envolvimento parental “Os
meus pais e a minha escolaridade”, o outro avalia a perceção dos
“Sentimentos/atitudes em relação ao envolvimento parental na escolaridade”, e
por último, um questionário que avalia a regulação dos alunos para a
aprendizagem “Porque é que faço as coisas?”.
Os dados evidenciaram a existência de diferenças significativas na relação entre
a perceção do envolvimento parental e a regulação para a aprendizagem.
Alunos com maior perceção de envolvimento parental apresentam maiores
níveis de regulação intrínseca. Nas relações existentes entre a perceção do
envolvimento parental e o desempenho académico (número de reprovações)
verificou-se também a existência de diferenças significativas. Quanto maior o
número de reprovações, menor a perceção do envolvimento parental. Quanto
às relações entre a regulação para a aprendizagem e o desempenho
académico também existem diferenças significativas. Quanto maior o número
de reprovações, menos intrínseca é a regulação.
Description
Keywords
Percepção de envolvimento parental Regulação para a aprendizagem Autonomia Controlo
Citation
In Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (103-120). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário