Repository logo
 
Publication

Determinantes comportamentais da ingestão de bebidas alcoólicas e consumo de tabaco de mulheres em Portugal: um estudo por questionário

dc.contributor.advisorMarques, Marta Moreira
dc.contributor.authorBasílio, Catarina Guerreiro
dc.date.accessioned2023-12-28T14:54:25Z
dc.date.available2023-12-28T14:54:25Z
dc.date.issued2023-11-16
dc.date.submitted2023-12-28
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Marta Moreira Marques, apresentada no Ispa - Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractA investigação demonstra que a ingestão frequente de bebidas alcoólicas e de consumo tabaco têm consequências sérias ao nível da saúde, sendo que o seu uso tem aumentado cada vez mais principalmente em mulheres, que constituem um grupo de risco por questões biológicas. A presente investigação teve como objetivo principal perceber quais os determinantes da ingestão de bebidas alcoólicas e do consumo de tabaco de mulheres em Portugal, com base no modelo de mudança comportamental COM-B (Capacidade, Motivação, Oportunidade- Comportamento). Procurou-se também aferir a perceção dos participantes sobre a interação entre estes dois comportamentos. Para tal, foi realizado um estudo transversal por questionário (em formato online) que contou com uma amostra de 352 mulheres residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e 71 anos. Os resultados demonstraram existir três fatores do modelo COM-B preditores da frequência da ingestão de bebidas alcoólicas- Motivação Automática (β=0,268; p=0,003), (β=0,275; p=0,028), (β=0,339; p=0,010) e (β=0,536; p<0,001), Motivação Reflexiva (β=0,326; p=0,046) e Capacidade Psicológica (β=0,556; p<0,001) e da quantidade do consumo de bebidas alcoólicas- Motivação Automática (β=0,433; p=0,012) e Motivação Reflexiva (β=0,900; p=0,003), (β=0,966; p=0,004) e (β= 1,929; p<0,001); e dois determinantes da frequência do consumo de tabaco semelhantes aos do comportamento de ingestão de bebidas alcoólicas- Motivação Automática (β=-0,253; p<0,001) e a Motivação Reflexiva (β=-0,426; p=0,015). Em relação à interação entre os dois tipos de consumo (e.g. se o consumo de um influencia o consumo do outro), as participantes reportaram considerar que a ingestão de bebidas alcoólicas contribui para o consumo de tabaco. Estes resultados contribuem para um maior conhecimento científico acerca dos determinantes do consumo das duas substâncias. Ao se identificar os determinantes comuns de vários comportamentos de saúde, neste caso associados à adição, é possível realizar intervenções de mudança comportamental que possam ser dirigidas a mais do que um comportamento de saúde, de forma a rentabilizar recursos e poder intervir em vários comportamentos de saúde paralelamente.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Research shows that frequent drinking and smoking have serious health consequences, and that their use is increasing, especially among women, who are at risk for biological reasons. The main objective of this research was to understand the determinants of alcohol and tobacco consumption among women in Portugal, based on the COM-B (Capacity, Motivation, Opportunity-Behavior) model of behavioral change. We also sought to gauge participants' perceptions of the interaction between these two behaviors. To this end, a cross-sectional questionnaire study (in online format) was carried out with a sample of 352 women living in Portugal, aged between 18 and 71. The results showed that there were three factors from the COM-B model that were predictive of the frequency of alcohol consumption - Automatic Motivation (β=0,268; p=0,003), (β=0,275; p=0,028), (β=0,339; p=0,010) and (β=0,536; p<0,001), Reflective Motivation ((β=0,326; p=0,046) and Psychological Capacity (β=0,556; p<0,001), and the quantity of alcohol consumption - Automatic Motivation (β=0,433; p=0,012) and Reflective Motivation (β=0,900; p=0,003), (β=0,966; p=0,004) and (β= 1,929; p<0,001); and two determinants of the frequency of tobacco consumption similar to those of alcohol consumption behavior - Automatic Motivation (β=-0,253; p<0,001) and Reflective Motivation (β=-0,426; p=0,015) . With regard to the interaction between the two types of consumption (e.g. whether the consumption of one influences the consumption of the other), the participants reported that they believe that the consumption of alcoholic beverages contributes to the consumption of tobacco. These results contribute to greater scientific knowledge about the determinants of consumption of the two substances. By identifying the common determinants of various health behaviors, in this case associated with addiction, it is possible to carry out behavioral change interventions that can target more than one health behavior, in order to make the most of resources and be able to intervene in various health behaviors in parallel.pt_PT
dc.identifier.tid203438779pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9364
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDeterminantes comportamentaispt_PT
dc.subjectModelo COM-Bpt_PT
dc.subjectIngestão de bebidas alcoólicaspt_PT
dc.subjectConsumo de tabacopt_PT
dc.subjectHealth behaviourspt_PT
dc.subjectCOM-B modelpt_PT
dc.subjectIngestion of alcoholic beveragespt_PT
dc.subjectTobacco consumptionpt_PT
dc.titleDeterminantes comportamentais da ingestão de bebidas alcoólicas e consumo de tabaco de mulheres em Portugal: um estudo por questionáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
29755_Catarina_Basílio_Dissertação.pdf
Size:
736.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: