Repository logo
 
Publication

Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado

dc.contributor.authorPinto, Ana Isabel
dc.contributor.authorBarros, Silvia
dc.contributor.authorAguiar, Cecília
dc.contributor.authorPessanha, Manuela
dc.contributor.authorBairrão, Joaquim
dc.date.accessioned2018-01-15T14:43:39Z
dc.date.available2018-01-15T14:43:39Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractEste estudo examina a relação entre variáveis de desenvolvimento, dimensões do comportamento adaptativo e o envolvimento observado (interacções da criança com os outros, com os objectos e com ela própria) em contexto de creche. Cento e vinte crianças (com idades compreendidas entre 14 e 49 meses) de 15 creches da Área Metropolitana do Porto participaram no estudo. As crianças foram observadas individualmente nas salas de actividades de forma a determinar a percentagem de tempo que passavam em diferentes níveis e tipos de envolvimento. O seu nível de desenvolvimento foi avaliado através da aplicação de uma escala. As mães avaliaram dimensões do comportamento adaptativo das crianças através de um questionário preenchido com base numa entrevista. Os resultados revelaram que as crianças passavam mais tempo envolvidas nos níveis diferenciado e atenção focalizada e que o envolvimento social era mais frequente do que o envolvimento com objectos. Todas as medidas de desenvolvimento e de comportamento adaptativo, com excepção do quociente de desenvolvimento, revelaram uma associação positiva com o nível de envolvimento sofisticado e uma associação negativa com o não envolvimento. Estas variáveis de desenvolvimento e de comportamento adaptativo estavam positivamente relacionadas com o envolvimento com pares e negativamente relacionadas com o envolvimento com o adulto. São discutidas as implicações para a investigação bem como para a prática em educação precoce.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This study examined the relations between developmental age, dimensions of adaptive behavior and observed engagement. One hundred and twenty children (ages 19 to 49 months) attending 15-day care centers from the metropolitan area of Porto, Portugal, participated in the study. All children were individually observed in their classrooms to determine the percentage of time they spent in different levels and types of engagement and their development was assessed through a standardized measure. Mothers completed a rating scale to assess children’s dimensions of adaptive behavior. Results indicated that children spent most of their time engaged at the differentiated and focused attention levels and social engagement was more frequent than engagement with objects. All development and adaptive behavior measures, with the exception of developmental quotient, were positively associated with sophisticated engagement levels and negatively associated with nonengagement. Those development and adaptive behavior measures were also positively associated with engagement with peers and negatively related with engagement with adults. Implications for intervention and research in early education are discussed.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 24(4), 447-466pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6065
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.relationPOCTI / PSI /35207 /2000pt_PT
dc.relationBD/10721/2002pt_PT
dc.relationBD/ 8317/2002pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectComportamento adaptativopt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectComportamento adaptativopt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectAdaptative behaviorpt_PT
dc.subjectEngagement.pt_PT
dc.titleRelações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observadopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage466pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage447pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume24pt_PT
person.identifier.ciencia-id2B16-E65A-56BD
person.identifier.orcid0000-0002-1792-2592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication342501d8-ace1-4df4-bf4f-547b0e5bd25b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery342501d8-ace1-4df4-bf4f-547b0e5bd25b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2006_24(4)_447.pdf
Size:
119.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: