Publication
Regulação emocional em adolescentes e seus pais : Da psicopatologia ao funcionamento ótimo
dc.contributor.author | Silva, Eliana | |
dc.contributor.author | Freire, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2014-11-22T11:46:43Z | |
dc.date.available | 2014-11-22T11:46:43Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Nas últimas três décadas, verificou-se uma atenção crescente ao estudo da regulação emocional. A adolescência é uma das fases do ciclo de vida de particular importância para o seu estudo. As alterações experienciadas elicitam novas experiências emocionais e contribuem para uma maior necessidade e capacidade de utilização de estratégias de regulação emocional com eficácia (Steinberg, 2005). Os pais constituem-se como importantes agentes de regulação emocional, contribuindo para a promoção do desenvolvimento de adolescentes (Yap, Allen, & Sheeber, 2007). A regulação emocional tem sido estudada associada à psicopatologia (Silk, Steinberg, & Morris, 2003) e ao funcionamento ótimo (Freire & Tavares, 2011). Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar fundamentação teórica e empírica para o estudo da regulação emocional na adolescência, na perspetiva da promoção do desenvolvimento positivo. Uma melhor compreensão destes processos poderá ajudar a compreender diferenças individuais ao nível da saúde mental e funcionamento ótimo. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT: In the last three decades, there has been an increasing attention to the study of emotion regulation. Adolescence is a period in which this issue is of particular importance. Adolescents’ transformations elicit novel emotional experiences and contribute to a greater need and ability to use strategies to regulate emotions effectively (Steinberg, 2005). Parents are important agents of emotion regulation and promote adolescents’ development (Yap, Allen, & Sheeber, 2007). The emotion regulation has been studied in association to psychopathology (Silk, Steinberg, & Morris, 2003) and optimal functioning (Freire & Tavares, 2011). Thus, this paper aims to present theoretical and empirical research to support the study of emotion regulation in adolescence, according to the perspective of promoting positive development. A better understanding of these processes may help to understand individual differences in terms of mental health and optimal functioning. | por |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 32, 187-198 | por |
dc.identifier.doi | 10.14417/ap.746 | |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/3220 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.subject | Regulação emocional | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Pais | por |
dc.subject | Psicopatologia | por |
dc.subject | Funcionamento ótimo | por |
dc.subject | Emotion regulation | por |
dc.subject | Adolescents | por |
dc.subject | Parents | por |
dc.subject | Psychopathology | por |
dc.subject | Optimal functioning | por |
dc.title | Regulação emocional em adolescentes e seus pais : Da psicopatologia ao funcionamento ótimo | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 198 | por |
oaire.citation.startPage | 187 | por |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | por |
oaire.citation.volume | 32 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |