Repository logo
 
Publication

A prática do sujeito ou o sujeito da prática? Uma abordagem psicanalítica da formação de professores

dc.contributor.authorFernandes, Claudia Rodrigues
dc.contributor.authorPereira, Marcelo Ricardo
dc.contributor.authorLopes, Maria Amélia da Costa
dc.date.accessioned2017-07-06T18:19:19Z
dc.date.available2017-07-06T18:19:19Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractSe concordarmos que há uma certa circularidade na produção teórica no que concerne à formação de professores, não seria demais considerar que precisamos de novas chaves de leitura para interrogar não só a prática do sujeito, como também o sujeito da prática. Numa lógica retilínea, a formação do professor passa por abordagens pedagógicas que consideram a atividade docente como um processo centrado apenas nos aspectos técnicos, didáticos, instrumentais e racionais ligados ao exercício de um saber-fazer profissional. Entretanto, os elementos teóricos e técnicos se mostram insuficientes para fundamentar a ações subjetivas dos sujeitos. Temos presenciado nos cursos de formação e nas salas de aula, o desinteresse, a apatia, as inibições de aprendizagem de professores e alunos nas situações de ensino. Neste artigo, pretendemos discutir as questões: O que é isso do professor que escapa aos processos formativos? Que saídas o professor encontra quando propostas idealizadas não se cumprem? Tendo como referencial teórico e prático a Psicanálise, abordaremos o desenvolvimento profissional, a partir de uma análise das dimensões psicanalíticas do desejo de ensinar, da relação educativa, da relação com o poder e com o saber. Para tanto, trabalhamos com o Método Clínico de investigação-intervenção, que opera com os processos psíquicos, na maioria, inconscientes, nas situações profissionais estudadas. Ilustraremos nosso texto com algumas informações que foram levantadas no contexto do campo de estudo, já que este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento no Brasil.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, M. A. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva & J. C. Silva (Eds.), Actas do 13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: A prática do sujeito ou o sujeito da prática? Uma abordagem psicanalítica da formação de professores (pp.95-103). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbnISBN: 978 989 8384 34 8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5645
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleA prática do sujeito ou o sujeito da prática? Uma abordagem psicanalítica da formação de professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage103pt_PT
oaire.citation.startPage95pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_15_95-103.pdf
Size:
177.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: