Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
177.65 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Se concordarmos que há uma certa circularidade na produção teórica no que concerne
à formação de professores, não seria demais considerar que precisamos de novas chaves de leitura
para interrogar não só a prática do sujeito, como também o sujeito da prática. Numa lógica
retilínea, a formação do professor passa por abordagens pedagógicas que consideram a atividade
docente como um processo centrado apenas nos aspectos técnicos, didáticos, instrumentais e
racionais ligados ao exercício de um saber-fazer profissional. Entretanto, os elementos teóricos e
técnicos se mostram insuficientes para fundamentar a ações subjetivas dos sujeitos. Temos
presenciado nos cursos de formação e nas salas de aula, o desinteresse, a apatia, as inibições de
aprendizagem de professores e alunos nas situações de ensino. Neste artigo, pretendemos discutir
as questões: O que é isso do professor que escapa aos processos formativos? Que saídas o
professor encontra quando propostas idealizadas não se cumprem? Tendo como referencial teórico
e prático a Psicanálise, abordaremos o desenvolvimento profissional, a partir de uma análise das
dimensões psicanalíticas do desejo de ensinar, da relação educativa, da relação com o poder e com
o saber. Para tanto, trabalhamos com o Método Clínico de investigação-intervenção, que opera
com os processos psíquicos, na maioria, inconscientes, nas situações profissionais estudadas.
Ilustraremos nosso texto com algumas informações que foram levantadas no contexto do campo de
estudo, já que este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento no Brasil.
Description
Keywords
Citation
In L. Mata, M. A. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva & J. C. Silva (Eds.), Actas do 13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: A prática do sujeito ou o sujeito da prática? Uma abordagem psicanalítica da formação de professores (pp.95-103). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário