Repository logo
 
Publication

Utilização saudável da Internet no contexto educativo: o projeto Escolas ONLINE

dc.contributor.authorMelo, Raul
dc.contributor.authorFernandes, Pedro Aires
dc.contributor.authorPatrão, Ivone Alexandra Martins
dc.date.accessioned2019-04-30T11:42:18Z
dc.date.available2019-04-30T11:42:18Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractA preocupação com o desenvolvimento de comportamentos aditivos sem substância é recente e acompanhou o crescente desenvolvimento tecnoló - gico e o impacto que este teve em termos de acessibilidade a determinados serviços. A utilização da Internet é um claro exemplo desta realidade, com a constante inovação em termos de eletrónica e qualidade dos suportes de comunicação digital. Com esta evolução, vem igualmente a necessidade do indivíduo se regular na utilização que faz destes recursos. O prazer proporcionado, conduz a uma procura mais regular e prolongada destas experi - ências em comportamentos que, por vezes, evoluem para além da consciência e da capacidade de controlo. Esta realidade é mais preocupante em populações que, pela sua imaturidade, estão expostas a maiores riscos. A importância de desenvolver intervenções preventivas dirigidas a estas populações é funda - mental, para promover uma maior consciência dos comportamentos e desenvolver estratégias de controlo face ao risco de uso indevido desta tecno - logia. Contudo, a eficácia destas intervenções preventivas depende de muitos fatores, tal como, a pertinência, a adequação à população alvo, o envolvimento da mesma na construção das mensagens que lhe são dirigidas, etc. O projeto Escolas ONLINE é um exemplo inovador da abordagem preventiva a uma problemática emergente e a presente apresentação incidirá sobre os passos dados, a estratégia adotada e os resultados obtidos num esforço integrado e articulado entre a autarquia, a saúde e a educação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (311-324). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-54-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7021
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleUtilização saudável da Internet no contexto educativo: o projeto Escolas ONLINEpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage324pt_PT
oaire.citation.startPage311pt_PT
oaire.citation.titleEducar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar hoje 311-324.pdf
Size:
115.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: