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Advisor(s)
Abstract(s)
A preocupação com o desenvolvimento de comportamentos aditivos
sem substância é recente e acompanhou o crescente desenvolvimento tecnoló -
gico e o impacto que este teve em termos de acessibilidade a determinados
serviços. A utilização da Internet é um claro exemplo desta realidade, com a
constante inovação em termos de eletrónica e qualidade dos suportes de
comunicação digital. Com esta evolução, vem igualmente a necessidade do
indivíduo se regular na utilização que faz destes recursos. O prazer
proporcionado, conduz a uma procura mais regular e prolongada destas experi -
ências em comportamentos que, por vezes, evoluem para além da consciência e
da capacidade de controlo. Esta realidade é mais preocupante em populações
que, pela sua imaturidade, estão expostas a maiores riscos. A importância de
desenvolver intervenções preventivas dirigidas a estas populações é funda -
mental, para promover uma maior consciência dos comportamentos e
desenvolver estratégias de controlo face ao risco de uso indevido desta tecno -
logia. Contudo, a eficácia destas intervenções preventivas depende de muitos
fatores, tal como, a pertinência, a adequação à população alvo, o envolvimento
da mesma na construção das mensagens que lhe são dirigidas, etc. O projeto
Escolas ONLINE é um exemplo inovador da abordagem preventiva a uma
problemática emergente e a presente apresentação incidirá sobre os passos
dados, a estratégia adotada e os resultados obtidos num esforço integrado e
articulado entre a autarquia, a saúde e a educação.
Description
Keywords
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (311-324). Lisboa: Edições ISPA.