Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Utilização saudável da Internet no contexto educativo: o projeto Escolas ONLINE

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Educar hoje 311-324.pdf115.19 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A preocupação com o desenvolvimento de comportamentos aditivos sem substância é recente e acompanhou o crescente desenvolvimento tecnoló - gico e o impacto que este teve em termos de acessibilidade a determinados serviços. A utilização da Internet é um claro exemplo desta realidade, com a constante inovação em termos de eletrónica e qualidade dos suportes de comunicação digital. Com esta evolução, vem igualmente a necessidade do indivíduo se regular na utilização que faz destes recursos. O prazer proporcionado, conduz a uma procura mais regular e prolongada destas experi - ências em comportamentos que, por vezes, evoluem para além da consciência e da capacidade de controlo. Esta realidade é mais preocupante em populações que, pela sua imaturidade, estão expostas a maiores riscos. A importância de desenvolver intervenções preventivas dirigidas a estas populações é funda - mental, para promover uma maior consciência dos comportamentos e desenvolver estratégias de controlo face ao risco de uso indevido desta tecno - logia. Contudo, a eficácia destas intervenções preventivas depende de muitos fatores, tal como, a pertinência, a adequação à população alvo, o envolvimento da mesma na construção das mensagens que lhe são dirigidas, etc. O projeto Escolas ONLINE é um exemplo inovador da abordagem preventiva a uma problemática emergente e a presente apresentação incidirá sobre os passos dados, a estratégia adotada e os resultados obtidos num esforço integrado e articulado entre a autarquia, a saúde e a educação.

Description

Keywords

Citation

In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (311-324). Lisboa: Edições ISPA.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições ISPA