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Advisor(s)
Abstract(s)
A preocupação com o desenvolvimento de comportamentos aditivos
sem substância é recente e acompanhou o crescente desenvolvimento tecnoló -
gico  e  o  impacto  que  este  teve  em  termos  de  acessibilidade  a  determinados
serviços. A  utilização  da  Internet é um  claro  exemplo  desta  realidade,  com  a
constante  inovação  em  termos  de  eletrónica  e  qualidade  dos  suportes  de
comunicação  digital.  Com  esta  evolução,  vem  igualmente  a  necessidade  do
indivíduo  se  regular  na  utilização  que  faz  destes  recursos.  O  prazer
proporcionado, conduz a uma procura mais regular e prolongada destas experi -
ências em comportamentos que, por vezes, evoluem para além da consciência e
da  capacidade de  controlo. Esta  realidade  é mais  preocupante  em  populações
que,  pela  sua  imaturidade,  estão  expostas  a maiores  riscos. A  importância  de
desenvolver  intervenções  preventivas  dirigidas  a  estas  populações  é  funda -
mental,  para  promover  uma  maior  consciência  dos  comportamentos  e
desenvolver estratégias de controlo face ao risco de uso indevido desta tecno -
logia. Contudo,  a  eficácia destas  intervenções  preventivas depende de muitos
fatores, tal como, a pertinência, a adequação à população alvo, o envolvimento
da mesma na  construção das mensagens que  lhe  são  dirigidas,  etc. O  projeto
Escolas  ONLINE  é  um  exemplo  inovador  da  abordagem  preventiva  a  uma
problemática  emergente  e  a  presente  apresentação  incidirá  sobre  os  passos
dados,  a  estratégia  adotada  e  os  resultados  obtidos  num  esforço  integrado  e
articulado entre a autarquia, a saúde e a educação.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (311-324). Lisboa: Edições ISPA.
