Repository logo
 
Publication

Avaliação da educação superior no Brasil: avanços e impasses com foco na qualidade

dc.contributor.authorGonçalves, Maria das Graças
dc.contributor.authorCavalcanti, Lourdes Maria Rodrigues
dc.contributor.authorCusati, Iracema Campos
dc.date.accessioned2019-05-13T15:11:11Z
dc.date.available2019-05-13T15:11:11Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo principal debater sobre a qualidade da educação universitária, que, embora não nova, facilite o processo de avaliação e acreditação de instituições e programas. Quanto à metodologia aplicada para o alcance de tal finalidade, adotou-se a pesquisa de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, tratando-se de uma revisão da literatura sobre a temática, em especial desde o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, que foi criado, através da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 e na política da internacionalização, bem como o olhar dos atores envolvidos sobre qualidade com relação aos cursos de graduação como fator decisivo nos planos de melhoria das instituições de educação superior. Com os resultados, constatou-se que o fato de que a qualidade é um conceito histórico e que em cada período foi avaliado de uma maneira diferente, é importante que na era da globalização seja adotada uma nova concepção, pelo menos, pensar no campo da materialização. Entretanto, a qualidade tem múltiplas dimensões e interpretações. Mas o problema não consiste em buscar uma nova definição de qualidade, já que na literatura encontramos várias, mas precisamos determinar o que melhor se adequa à avaliação nas condições da realidade de cada curso, de cada área, sem esquecer que a qualidade deve ser a combinação de dois fatores preponderantes, que é a relevância e o impacto, porque você não consegue conceber instituição universitária de qualidade que não seja relevante em seu ambiente social.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (75-84). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7031
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdicções ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação da educação superiorpt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectSINAESpt_PT
dc.titleAvaliação da educação superior no Brasil: avanços e impasses com foco na qualidadept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage84pt_PT
oaire.citation.startPage75pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
person.familyNameGonçalves
person.familyNameCavalcanti
person.givenNameMaria das Graças
person.givenNameLourdes Maria Rodrigues
person.identifier.orcid0000-0003-4043-5378
person.identifier.orcid0000-0002-1659-0821
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0ca5d75a-46f0-46d9-97db-fe1b68347637
relation.isAuthorOfPublication01a3357d-4712-438b-8c74-572fb6785152
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery01a3357d-4712-438b-8c74-572fb6785152

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 75-84.pdf
Size:
94.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: