Publication
Avaliação da educação superior no Brasil: avanços e impasses com foco na qualidade
dc.contributor.author | Gonçalves, Maria das Graças | |
dc.contributor.author | Cavalcanti, Lourdes Maria Rodrigues | |
dc.contributor.author | Cusati, Iracema Campos | |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T15:11:11Z | |
dc.date.available | 2019-05-13T15:11:11Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo principal debater sobre a qualidade da educação universitária, que, embora não nova, facilite o processo de avaliação e acreditação de instituições e programas. Quanto à metodologia aplicada para o alcance de tal finalidade, adotou-se a pesquisa de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, tratando-se de uma revisão da literatura sobre a temática, em especial desde o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, que foi criado, através da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 e na política da internacionalização, bem como o olhar dos atores envolvidos sobre qualidade com relação aos cursos de graduação como fator decisivo nos planos de melhoria das instituições de educação superior. Com os resultados, constatou-se que o fato de que a qualidade é um conceito histórico e que em cada período foi avaliado de uma maneira diferente, é importante que na era da globalização seja adotada uma nova concepção, pelo menos, pensar no campo da materialização. Entretanto, a qualidade tem múltiplas dimensões e interpretações. Mas o problema não consiste em buscar uma nova definição de qualidade, já que na literatura encontramos várias, mas precisamos determinar o que melhor se adequa à avaliação nas condições da realidade de cada curso, de cada área, sem esquecer que a qualidade deve ser a combinação de dois fatores preponderantes, que é a relevância e o impacto, porque você não consegue conceber instituição universitária de qualidade que não seja relevante em seu ambiente social. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (75-84). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7031 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edicções ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Avaliação da educação superior | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.subject | Brasil | pt_PT |
dc.subject | SINAES | pt_PT |
dc.title | Avaliação da educação superior no Brasil: avanços e impasses com foco na qualidade | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 84 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 75 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
person.familyName | Gonçalves | |
person.familyName | Cavalcanti | |
person.givenName | Maria das Graças | |
person.givenName | Lourdes Maria Rodrigues | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4043-5378 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1659-0821 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0ca5d75a-46f0-46d9-97db-fe1b68347637 | |
relation.isAuthorOfPublication | 01a3357d-4712-438b-8c74-572fb6785152 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 01a3357d-4712-438b-8c74-572fb6785152 |