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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo tem como objetivo principal debater sobre a qualidade da
educação universitária, que, embora não nova, facilite o processo de avaliação e
acreditação de instituições e programas. Quanto à metodologia aplicada para o alcance
de tal finalidade, adotou-se a pesquisa de caráter descritivo e de abordagem qualitativa,
tratando-se de uma revisão da literatura sobre a temática, em especial desde o Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, que foi criado, através da Lei
nº 10.861 de 14 de abril de 2004 e na política da internacionalização, bem como o olhar
dos atores envolvidos sobre qualidade com relação aos cursos de graduação como fator
decisivo nos planos de melhoria das instituições de educação superior. Com os
resultados, constatou-se que o fato de que a qualidade é um conceito histórico e que
em cada período foi avaliado de uma maneira diferente, é importante que na era da
globalização seja adotada uma nova concepção, pelo menos, pensar no campo da
materialização. Entretanto, a qualidade tem múltiplas dimensões e interpretações. Mas
o problema não consiste em buscar uma nova definição de qualidade, já que na
literatura encontramos várias, mas precisamos determinar o que melhor se adequa à
avaliação nas condições da realidade de cada curso, de cada área, sem esquecer que a
qualidade deve ser a combinação de dois fatores preponderantes, que é a relevância e
o impacto, porque você não consegue conceber instituição universitária de qualidade
que não seja relevante em seu ambiente social.
Description
Keywords
Avaliação da educação superior Qualidade Brasil SINAES
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (75-84). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edicções ISPA