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Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação é de tipo descritivo e correlacional e tem como objetivo
primordial analisar as implicações da presença de uma criança com NEE na dinâmica da sua
família. Para responder a este objetivo foram utilizados dois instrumentos, um Questionário Sócio
demográfico e um Questionário para a Família (adaptado de FENACERCI & AIAS, 2006).
O estudo baseia-se numa amostra de 36 famílias, às quais correspondem 36 crianças com NEE
(Idades: M=6,9 anos; DP=3,137).
Estas famílias atravessam um longo período até conseguirem uma real adaptação à criança com
NEE e às exigências que advêm da sua condição. São famílias que despendem a maior parte do
seu tempo em atividades que envolvem diretamente os seus filhos, como é o caso das atividades de
reabilitação e das atividades de jogo, descurando vários aspetos da sua vida social. São também
famílias que apresentam níveis de bem-estar inferiores, quando comparadas com outras famílias,
optando pelo stresse e ansiedade como as características que melhor as definem, procurando
sempre que necessitam, o apoio da sua família, constituindo-se esta como a sua rede de suporte
social de eleição.
Description
Keywords
Família Dinâmica familiar Necessidades educativas especiais Stresse Suporte social
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (795-807). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada