Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dinâmica familiar de crianças com necessidades educativas especiais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_795-807.pdf210.51 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente investigação é de tipo descritivo e correlacional e tem como objetivo primordial analisar as implicações da presença de uma criança com NEE na dinâmica da sua família. Para responder a este objetivo foram utilizados dois instrumentos, um Questionário Sócio demográfico e um Questionário para a Família (adaptado de FENACERCI & AIAS, 2006). O estudo baseia-se numa amostra de 36 famílias, às quais correspondem 36 crianças com NEE (Idades: M=6,9 anos; DP=3,137). Estas famílias atravessam um longo período até conseguirem uma real adaptação à criança com NEE e às exigências que advêm da sua condição. São famílias que despendem a maior parte do seu tempo em atividades que envolvem diretamente os seus filhos, como é o caso das atividades de reabilitação e das atividades de jogo, descurando vários aspetos da sua vida social. São também famílias que apresentam níveis de bem-estar inferiores, quando comparadas com outras famílias, optando pelo stresse e ansiedade como as características que melhor as definem, procurando sempre que necessitam, o apoio da sua família, constituindo-se esta como a sua rede de suporte social de eleição.

Description

Keywords

Família Dinâmica familiar Necessidades educativas especiais Stresse Suporte social

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (795-807). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada