Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dinâmica familiar de crianças com necessidades educativas especiais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_795-807.pdf210.51 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente investigação é de tipo descritivo e correlacional e tem como objetivo primordial analisar as implicações da presença de uma criança com NEE na dinâmica da sua família. Para responder a este objetivo foram utilizados dois instrumentos, um Questionário Sócio demográfico e um Questionário para a Família (adaptado de FENACERCI & AIAS, 2006). O estudo baseia-se numa amostra de 36 famílias, às quais correspondem 36 crianças com NEE (Idades: M=6,9 anos; DP=3,137). Estas famílias atravessam um longo período até conseguirem uma real adaptação à criança com NEE e às exigências que advêm da sua condição. São famílias que despendem a maior parte do seu tempo em atividades que envolvem diretamente os seus filhos, como é o caso das atividades de reabilitação e das atividades de jogo, descurando vários aspetos da sua vida social. São também famílias que apresentam níveis de bem-estar inferiores, quando comparadas com outras famílias, optando pelo stresse e ansiedade como as características que melhor as definem, procurando sempre que necessitam, o apoio da sua família, constituindo-se esta como a sua rede de suporte social de eleição.

Description

Keywords

Família Dinâmica familiar Necessidades educativas especiais Stresse Suporte social

Pedagogical Context

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (795-807). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada