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Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação é de tipo descritivo e correlacional e tem como objetivo
primordial analisar as implicações da presença de uma criança com NEE na dinâmica da sua
família. Para responder a este objetivo foram utilizados dois instrumentos, um Questionário Sócio
demográfico e um Questionário para a Família (adaptado de FENACERCI & AIAS, 2006).
O estudo baseia-se numa amostra de 36 famílias, às quais correspondem 36 crianças com NEE
(Idades: M=6,9 anos; DP=3,137).
Estas famílias atravessam um longo período até conseguirem uma real adaptação à criança com
NEE e às exigências que advêm da sua condição. São famílias que despendem a maior parte do
seu tempo em atividades que envolvem diretamente os seus filhos, como é o caso das atividades de
reabilitação e das atividades de jogo, descurando vários aspetos da sua vida social. São também
famílias que apresentam níveis de bem-estar inferiores, quando comparadas com outras famílias,
optando pelo stresse e ansiedade como as características que melhor as definem, procurando
sempre que necessitam, o apoio da sua família, constituindo-se esta como a sua rede de suporte
social de eleição.
Description
Keywords
Família Dinâmica familiar Necessidades educativas especiais Stresse Suporte social
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (795-807). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
