Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aquisição da prosódia II : Categorias, evolução e interacção

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AP_1993_4_531.pdf1.75 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Na sequência de um trabalho anterior sobre a mesma temática, este estudo relaciona e aprofunda vários aspectos da aquisição da prosódia do Português. Partindo da observação de um corpus de 304 unidades, entre produções sonoras de uma criança e respectiva mãe, distribuídas dos 8 dias aos 24 meses da criança, verificámos a validade das seguintes hipóteses: (1) Existe uma correspondência directa entre a categorização perceptiva descritiva e a categorização perceptiva formal/funcional; (2) A existir essa correspondência, ela deverá possuir correlatos acústicos: a percepção de um dado contorno entoacional deverá corresponder um traçado acústico definido pelo mesmo conjunto de características. A confirmação das hipóteses colocadas conduziu- -nos, por um lado, a construção de um Quadro-síntese do desenvolvimento prosódico da criança que estabelece a caracterização perceptiva e acústica das suas produções sonoras e, por outro lado, i comparação dos discursos da criança e da mãe. Tal comparação coloca em relevo aspectos específicos da prosódia materna e aspectos caracterizadores da interacção mãe criança, nomeadamente, a preponderância da diferenciação sobre a imitação.
ABSTRACT: Following a previous work, this article looks more deeply at the relations among a few aspects of the acquisition of the prosody of Portuguese. The observation of a corpus of 304 sound sequences produced by a child and his mother during the child’s first two years of life was the first step in the verification of two hypotheses: (1) There is a direct correspondence between the set of descriptive categories and the set of formal/functional categories (both sets were perceptually established); (2) If (1) is confirmed, there must be a correspondence between what was perceptually categorized and what is acoustically found: the perception of an intuitional contour must correspond to a contour acoustically defined by the same kind of properties. The confirmation of both hypotheses has led the authors to a better understanding of the child’s prosodic evolution and of the role played by the interaction mother child. A comparison of the mother’s discourse and the child’s discourse shows that it is not a process of imitation what we find. On the contrary, differentiation and complementarity seem to be one of keys to the acquisition of prosody.
RESUME : A la suite d’un travail développé sur le même sujet, cette étude met en rapport et approfondit quelques aspects de I ’acquisition de Ia prosodie du portugais. Partant de i ’observation d’un corpus de 304 unités produites par un enfant et par sa mère, dès l’âge de 8 jours jusqu’a I ’âge de 24 mois de I ’enfant, nous avons pu vérifier Ia validité des hypothèses suivantes: (I) I1 y a un rapport direct entre la catégorisation perceptive descriptive et la catégorisation perceptive des formes/ /fonctions phrasiques; (2) Si ce rapport existe, il doit avoir une correspondance dans les donnés acoustiques: la perception d’un contour intonatif doit correspondre a un contour acoustique définit par les mêmes caractéristiques. La confirmation des hypothèses établies nous a conduites, d’une part, a élaborer une table de synthèse du développement prosodique de I ‘enfant, ou I ’on fait la caractérisation perceptive et acoustique de ses productions et, d’autre part, a comparer le discours de I ‘enfant et de sa mère. Une telle comparaison met en relief des aspects spécifiques de la prosodie maternelle et des aspects caractéristiques de I ’interaction mère/ /enfant, notamment I ’importance de la différenciation plutôt que de l’imitation.

Description

Keywords

Citation

Análise Psicológica. 9(4), 531-555

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License