Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
109.54 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Com este trabalho pretende-se por um lado proceder à análise das propriedades
psicométricas de uma escala de avaliação da motivação para a leitura- Eu e a Leitura. Por
outro lado procura-se fazer uma caracterização geral dos perfis motivacionais de crianças
dos quatro primeiros anos de escolaridade, e estudar o efeito das variáveis género e ano
de escolaridade, sobre as diferentes dimensões da motivação para a leitura. Com os
resultados obtidos pudemos constatar que a motivação para a leitura é um constructo
multidimensional. A análise das propriedades psicométricas do instrumento utilizado,
mostrou que este permite diferenciar três dimensões diferentes da motivação para a
leitura (Prazer/Valor, Autoconceito de leitor, Reconhecimento social), com bons indices de
consistência interna comparativamente a outros instrumentos de ereferência.Verificou-se
um efeito das variáveis género e ano de escolaridade, nos perfis motivacionais destas
crianças. Quanto ao ano de escolaridade, o seu efeito mostrou-se evidente para as três
dimensões consideradas. No que se refere ao efeito do género, este evidenciou-se de
forma significativa apenas nas dimensões Autoconceito de leitor e Reconhecimento
social.
Description
Keywords
Citation
Infância e Educação: Investigação e Práticas, 3, 49-68