Repository logo
 
Publication

As tecnologias de informação e comunicação nos processos de trabalho da escola : Gestão, estruturas intermédias e professores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, José Maria de Castro
dc.contributor.advisorPeixoto, Francisco José Brito
dc.contributor.authorFerreira, Luís Miguel Folgado
dc.date.accessioned2017-09-16T14:03:46Z
dc.date.available2017-09-16T14:03:46Z
dc.date.issued2017-07-20
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação área de especialidade Administração e Liderança em Educaçãopt_PT
dc.description.abstractA presente investigação visou estudar a utilização das tecnologias nos processos de trabalho dos professores na escola. O estudo parte do modelo de aceitação da tecnologia (TAM), foca-se no domínio profissional não didático e organiza-se de acordo com as áreas funcionais da gestão escolar, organização de informação, comunicação e utilização das tecnologias. Deste modo, o estudo incide na análise das relações existentes entre os fatores Perceção de Facilidade de Utilização (PFU), Perceção de Melhoria (PM) e Atitude (AT) com a Utilização (UT) das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas portuguesas. Procura-se também verificar a existência de diferenças nestas relações e nos valores das variáveis consideradas, consoante as estruturas da escola: Órgãos de gestão, Estruturas Intermédias e Docentes. A análise das estruturas escolares é baseada nos modelos organizacionais de Mintzberg. Este estudo teve como universo a totalidade das escolas públicas do contexto nacional do ano letivo 2015/16. O questionário online foi eleito como instrumento de pesquisa. Através deste, procedeu-se à recolha de dados junto de 1691 professores do ensino básico e secundário. Os resultados encontrados permitiram identificar: relações significativas entre a PFU, a PM e a AT com a UT das TIC; a não existência de diferenças significativas nas relações verificadas anteriormente consoante as diferentes estruturas da escola; e a existência de diferenças significativas nas médias dos fatores da PM, AT e UT. Os resultados evidenciaram ainda que o modelo TAM é um modelo adequado para conceptualizar as relações entre a PFU, a PM e a AT com a UT das TIC.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : The present research aimed to study the use of technologies in the work processes of teachers in school. The study is based on the technology acceptance model (TAM) focus on the non-didactic professional domain and is organized according to the functional areas of school management, information organization, communication and technology utilization. In this way, the study focuses on the analysis of the relationships between the factors ‘Perceived Ease-Of-Use’ (PEOU), ‘Perceived Improvement’ (PI) and ‘Attitude’ (AT) with the actual ‘Use’ (UT) of Information and Communication Technologies (ICT) in Portuguese schools. It is also sought to verify the existence of differences in these relationships and in the values of the considered variables, according to the school structures: Management, Intermediate Structures and Teachers. The analysis of school structures is based on Mintzberg´ Model on Organizational structures. This study is carried out with the totality of the Portuguese public schools of the 2015/16 school year. The online questionnaire is elected as research tool. Through it, data are collected from 1691 elementary and secondary school teachers. The results allowed to identify: significant relations between the PFU, the PI and the AT with the UT of the ICT; the absence of significant differences in the relations previously verified according to the different school´s structures; and the existence of significant differences in the means of PI, AT and UT. The results also showed that the TAM model is an adequate model to conceptualize the relations between the PEOU, the PM and the AT with the UT of the ICT.pt_PT
dc.identifier.tid10152190pt_PT
dc.identifier.tid101521901
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5767
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectPerceção de facilidade de utilizaçãopt_PT
dc.subjectPerceção de melhoriapt_PT
dc.subjectAtitudept_PT
dc.subjectUtilizaçãopt_PT
dc.subjectEstruturas da escolapt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectOrganizaçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectTechnologiespt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectPerceived ease-of-usept_PT
dc.subjectPerceived improvementpt_PT
dc.subjectAttitudept_PT
dc.subjectUsept_PT
dc.subjectSchool´s structurespt_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.subjectOrganizationpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação nos processos de trabalho da escola : Gestão, estruturas intermédias e professorespt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TES FERR-L1.pdf
Size:
2.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: