Repository logo
 
Publication

Modelo instrutivo 4C/ID : efeitos sobre as abordagens à aprendizagem de alunos do 9º ano

dc.contributor.authorMelo, Mário Marcelino Luís de
dc.contributor.authorMiranda, Guilhermina Lobato
dc.date.accessioned2018-10-26T10:03:06Z
dc.date.available2018-10-26T10:03:06Z
dc.date.issued2018-09
dc.description.abstractResumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre o efeito da utilização de um ambiente de aprendizagem digital, destinado ao ensino dos circuitos elétricos e construído com base no modelo de Desenho Instrutivo de Quatro Componentes (4C/ID), sobre o tipo de abordagem à aprendizagem adotada por alunos do 9ºano. Constituímos dois grupos: um experimental (nE=76), no qual o tema circuitos elétricos foi ensinado com o ambiente digital (estratégia centrada no aluno) e um grupo de controlo (nC=49), no qual o tema circuitos elétricos foi ensinado com base num método convencional (estratégia centrada no professor). Para caracterizar o tipo de abordagem à aprendizagem adotado pelos alunos usámos o Inventário de Processos de Estudo (IPE) validado para várias amostras da população estudantil portuguesa. Os resultados revelaram: (1) equivalência no pré-teste entre os dois grupos ao nível das variáveis abordagens superficial e profunda; (2) no pós-teste, para o grupo experimental, ocorreu uma diminuição do uso da abordagem superficial e um aumento da pontuação para a variável abordagem profunda, não havendo alterações significativas nestas variáveis no grupo de controlo. A análise dos dados qualitativos da descrição do processo experimental, feita com base em observação das aulas e em entrevistas aos professores, permitiu-nos explicitar algumas características do ambiente de aprendizagem digital, tornando mais clara a interpretação dos resultados. O carácter multidimensional do constructo “abordagem à aprendizagem” evidenciou-se pelos valores de magnitude de efeito, que se mostraram globalmente baixos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The main purpose of this paper is to present the research results of the use of a digital learning environment, built with the four components instructional design model (4C/ID-model), on the students’ approach to learning. We used the digital environment to teach the subject of electrical circuits to 9th grade students. We formed two groups: the experimental group (nE=76) in which electrical circuits were taught with the digital learning environment (student-centered strategy) and a control group (nC=49) in which a conventional method (teacher-centered strategy) was used to teach the subject of electrical circuits. To assess the students approach to learning we used the “Inventário de Processos de Estudo” validated to several samples of the Portuguese student population. The results revealed that: (1) the two groups were equivalent on the surface and deep variables in the pre-test; (2) on the post-test, for the experimental group, there was a decrease of the surface learning approach and an increase of the deep learning approach, and there were no significant changes in the control group. The analysis of the qualitative data derived from the experimental process, based on the classes’ observation and in interviews with the teachers, allowed us to explain some characteristics of the digital learning environment, which allowed us to interpret the results more accurately. The multidimensional nature of the “approach to learning” construct was evident by the low effect sizes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelo, M. M. L, & Miranda, G. L. (2018). Modelo instrutivo 4C/ID: Efeitos sobre as abordagens à aprendizagem de alunos do 9º ano. Análise Psicológica, 36(3), 261-178. https://doi.org/10.14417/ap.1293pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1293pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6681
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1293pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAbordagem à aprendizagempt_PT
dc.subjectAbordagem profundapt_PT
dc.subjectAbordagem superficialpt_PT
dc.subjectModelo 4C/Dpt_PT
dc.subjectStudents approach to learningpt_PT
dc.subjectDeep approachpt_PT
dc.subjectSurface approachpt_PT
dc.subject4C/ID-modelpt_PT
dc.titleModelo instrutivo 4C/ID : efeitos sobre as abordagens à aprendizagem de alunos do 9º anopt_PT
dc.title.alternative4C/ID instructional design model : effects on the students approaches to learning on 9th gradept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage278pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage261pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume36pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_36(3)_261.pdf
Size:
102.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: